Sobre o romance Iracema de José de Alencar responda:
Ajudaaaa
1- Por que Iracema diante ao nascimento de seu filho, é descrita com um misto de tristeza e amor?
2- “Iracema abriu a franja de penas; e mostrou o lindo semblante da criança. Caubi depois que o contemplou por muito tempo, entre risos, disse:
— Ele chupou tua alma.”
Interprete e explique a fala de Caubi. Quais são os seus sentimentos em relação ao nascimento do seu sobrinho?
Respostas
Resposta:
preciso do texto para responder está
Resposta:
1= É o seguinte, explicação rápida e de maneira descomplicada: Martim decide juntar os trapos com sua amada, constrói uma cabana na praia cearense onde passa a viver com Iracema. Praticamente logo após isso, ela engravida e esse filho se torna uma espécie de laço para o portuga, pois ele sonha com a sua terra natal. Mas jamais abandonaria sua mulher e filho (é inviável levá-los para a Europa).
E, por conta disso, assim como descrito no livro, uma nuvem de tristeza cobre seu rosto enquanto ele fica estagnado olhando em direção ao horizonte procurando Portugal. Nesse ponto que começa a ir tudo ladeira abaixo, nossa indiazinha querida se sente culpada pela tristeza do amado e assume que a sua morte é a única forma de libertá-lo. Após ela tomar tal conclusão, inicia-se um processo no qual ela definha de tristeza e solidão. Enfim, seu filho nasce, ela o chama de Moacir, que significa “filho do sofrimento”, e morre.
Moacir: filho do sofrimento, de moacy - dor, e ira, desinência que significa saído de. (N.A)
2= Porque as crianças ao nascerem absorvem uma porção d'alma dos pais.