Respostas
Resposta:
Explicação:
De acordo com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), cerca de 16 mil pessoas em Mato Grosso fazem parte do grupo de artesãos e trabalhadores manuais. Destes 4.779 artesãos e 287 trabalhadores manuais já estão inseridos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), que reúne dados dos trabalhadores do segmento em todo o país.
Um levantamento feito pela equipe do Programa de Artesanato Mato-grossense (PAB/MT) mostra que o setor cresceu e se consolidou nos últimos anos. Prova disso é a comercialização de mais de 169 mil produtos feitos pelos trabalhadores manuais e artesãos, no período entre 2005 e 2012.
Além dos artesãos mato-grossenses venderem seus produtos para todo o Brasil, países como Itália, Alemanha, Espanha, Canadá e Argentina já importam peças produzidas no Estado.
Segundo a coordenadora do Programa de Artesanato de Mato Grosso, Elvira Leite, o serviço artesanal tem colaborado em muito para a economia do país. “Atualmente no Estado, várias famílias tiram seu sustento do artesanato local, o que contribui não só para a renda destas, como para economia do Brasil”.
Resposta:
ARTESANATO
Explicação:
O artesanato é um segmento da cultura mato-grossense de enorme importância, não só para manter viva a cultura deste povo, mas principalmente, para divulgar a própria singularidade e o ”modo de viver” do artesão. O artesanato de Mato Grosso reflete o dia-a-dia e os costumes de vida do próprio artista e da ancestralidade arraigada em vários pontos do Estado.
Sua origem está na praticidade com que o homem mato-grossense procurava suprir a falta de determinados objetos e utensílios domésticos, que a dificuldade de obtenção lhe afligia, seja pela distância de centros abastecedores, seja pela falta de recursos financeiros. Daí a criação. Daí o artesanato. As técnicas mais usadas de artesanato são: a cerâmica, tecelagem, trançado e marchetaria. E os materiais são: bambu, sementes, madeira, fibras e tecidos.
construção de objetos utilitários;
bijuteria;
reciclagem de móveis;
painéis para decoração;
quadros;
esculturas;
restauração