Bolinha mindful Pegue uma bolinha que caiba na palma da mão. Pode ser lisa, com protuberâncias ou até feita com uma bolha de papel amassado. De olhos fechados, estique as mãos com as palmas voltadas para cima. A bolinha repousa sobre a palma direita. Sente alguma diferença entre as mãos? Repare se uma delas está mais pesada, fria ou aquecida. No que a bolinha altera a percepção de uma mão em relação à outra? Bem devagar, movimente a bolinha entre os dedos, percebendo a textura. Foque na sensação tátil, sem se deixar levar por outros pensamentos. Abra os olhos e veja se sente alguma diferença nas mãos. Esse exercício ajuda a deixar sua mente tranquila. Revista Todos. A vida é feita de histórias? Qual é a sua? Novembro/Dezembro de 2020, p. 29.
Questão 1 No período Pegue uma bolinha que caiba na palma da mão., há um verbo no modo imperativo. Localize-o: ______________________________________________________________________________
Questão 2 Em De olhos fechados, estique as mãos com as palmas voltadas para cima., o verbo no modo imperativo compõe uma oração:
( ) absoluta. ( ) coordenada. ( ) subordinada.
Questão 3 No segmento Bem devagar, movimente a bolinha entre os dedos [...], o advérbio destacado acrescenta ao verbo no modo imperativo uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 No trecho Foque na sensação tátil [...], o verbo no modo imperativo é:
( ) intransitivo
. ( ) transitivo direto.
( ) transitivo indireto.
Questão 5 Os verbos, destacados na passagem “Abra os olhos e veja se sente alguma diferença nas mãos., estão no modo:
( ) indicativo.
( ) subjuntivo.
( ) imperativo.
Respostas
01. Verbo no imperativo: PEGUE.
02. Verbo no imperativo: ESTIQUE.
"De olhos fechados, estique as mãos com as palmas voltadas para cima."
Em "De olhos fechados, estique as mãos com as palmas voltadas para cima.", o verbo no modo imperativo compõe uma oração absoluta.
Oração absoluta: há somente um único verbo (ou locução verbal) e, consequentemente, somente uma oração.
03. No segmento "Bem devagar, movimente a bolinha entre os dedos [...]", o advérbio destacado acrescenta ao verbo no modo imperativo uma circunstância de modo.
04. No trecho "Foque na sensação tátil [...]", o verbo no modo imperativo foi empregado como transitivo indireto, já que temos (em + a), mas o certo seria "Foque a sensação tátil [...]", pois de acordo com as normas da Língua Portuguesa "focar" é um verbo transitivo direto (dispensando assim a preposição).
05. Você se esqueceu de especificar quais os verbos em destaque.
Mas caso seja "abra" e "veja" eles estão no modo imperativo.
Espero ter ajudado!