UFRRJ) – Não julgava possível a República enquanto vivesse o imperador; e daí a minha surpresa. Se de mim tivesse dependido a sua permanência como chefe da nação, afirmo que não teria sido deposto. A República teve contra si o haver sido feita por um pronunciamento militar, representado pela quinta parte do Exército. A nação foi estranha a esse acontecimento, que aceitou como fato consumado.
Apud CASTRO, Celso. Os militares e a República: um estudo sobre a cultura e ação política. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
O texto anterior é um trecho de uma carta do Visconde de Pelotas ao Visconde de Ouro Preto, datada de 10 de setembro de 1890. Ela caracteriza a Proclamação da República como um pronunciamento de uma parcela do Exército – organizada em torno de um grupo de jovens militares positivistas.
Explique a frase sublinhada, destacando uma particularidade do modelo republicano implantado em 1889 no Brasil.
Preços acessível, interessado entre em contato: (31) 98542-3184
1°,2° e 3° ano do ensino médio
Respostas
Resposta:
A república nasceu a partir de um golpe dos militares. O período que vai de 1889 e 1930, também chamado de República das Oligarquias, é destacado pela alternância de poder entre líderes do setor agrário na chamada "política do café com leite".
Explicação:
Espero ter ajudado
Preços acessível, interessado entre em contato: (31) 98542-3184
1°,2° e 3° ano do ensino médio
O texto se refere ao apoio que o imperador D. Pedro II possuía, tanto do povo como dos militares, quando foi organizado o golpe contra o império brasileiro, na calada da noite.
Proclamação da República
Foi um golpe de estado realizado por uma parte do Exército Brasileiro positivista, por meio do marechal Deodoro da Fonseca.
O imperador D. Pedro II, ao sofrer o golpe de Estado, se negou a iniciar uma guerra civil no país, pois apesar de possuir o apoio da maioria do Exército, não desejava um conflito entre os brasileiros.
Pacificamente e contrariando vários apoiadores, aceitou o exílio destinado a sua família, que foi retirada do país para evitar uma rebelião popular contra o novo governo. Além disso, o imperador já estava com problemas de saúde e acabou por falecer dois anos após o exílio forçado.
Quando a população soube do fim da monarquia, a família imperial já não estava em solo brasileiro. Apesar disto, algumas rebeliões ocorreram contra o novo governo e foram reprimidas pelo Estado.
O Brasil copiou o presidencialismo federalista republicano dos Estados Unidos. Entretanto, ocorreu uma supremacia do Executivo sobre o Legislativo, centralizando o país, principalmente por uma inabilidade de lidar com os problemas institucionais dos militares da nova república.
Para mais informações sobre o modelo republicano brasileiro e americano, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/50355976