• Matéria: Artes
  • Autor: andreiarosa123456
  • Perguntado 4 anos atrás

Gente me ajudaaa por favor



O ENCONTRO ENTRE ARTE E PÚBLICO
Palco: cortina aberta, cortina fechada

Todo palco tradicional tem quatro paredes: a da lateral direita,
a da lateral esquerda, a do fundo e a “quarta parede”–, uma parede imaginária situada na frente do palco do teatro, por meio da qual a plateia assiste passiva à ação do mundo encenado.

Para saber mais sobre a quarta parede no espaço cênico, leia o texto a seguir.

Leitura e Análise de Texto

A quarta parede é uma parede imaginária situada na frente do palco do teatro, através da qual a plateia assiste passiva à ação do mundo encenado. A origem do termo é incerta, mas presume-se que o conceito tenha surgido no século XX, com a chegada do teatro realista. Apesar de ter surgido no teatro, onde os palcos, geralmente de três paredes, apresentam mais literalmente uma “quarta parede”, o termo é usado em outras mídias, como cinema, televisão e literatura, geralmente para se referir à divisória entre a ficção e a audiência. A quarta parede é parte da suspensão de descrença entre o trabalho fictício e a plateia. A plateia normalmente aceita passivamente a presença de uma quarta parede sem pensar nela diretamente, fazendo com que uma encenação seja tomada como um evento real a ser assistido. A presença de uma quarta parede é um dos elementos mais bem estabelecidos da ficção e levou alguns artistas a voltarem a sua atenção para ela como efeito dramático.


Perguntas:

1-Existem diferentes tipos de palco. Quais você conhece?

2-Você já assistiu a espetáculos em espaços como esses das imagens?

3-Por que dizemos que esse palco é tradicional?

4-Quantas paredes tem um palco italiano?

5-Para você, por que a presença da quarta parede favorece a ação passiva da plateia?

6-A apreciação das imagens e a leitura modificaram seu modo de pensar os espaços cênicos?

Respostas

respondido por: KatySilva22
1

Resposta:

1-Existem diferentes tipos de palco. Quais você conhece?

Palco italiano: onde os espectadores ficam apenas de frente. Geralmente situa-se mais distante da plateia.

Palco de semiarena: constituído de uma plataforma que avança pela plateia, ficando esta disposta em semicírculo ao seu redor. Ele aproxima mais os espectadores dos atores.

Palco de arena julial: área triangular situada no fundo da plateia. O público senta-se em uma especie de poleiro a seu redor. Geralmente, os teatros de arena são muito pequenos, de modo que os atores e o público mantêm uma relação mais estreita.

Palco elizabetano: Tem a característica de um palco misto. É um espaço fechado, retangular, com uma grande ampliação de proscênio (em formato retangular ou circular). O público o circunda por três lados: Retangular, circular ou Misto

2-Você já assistiu a espetáculos em espaços como esses das imagens?

( essa pergunta é pessoal, escreva se vc ja assistiu espetáculos como os das imagens, flor!)

3-Por que dizemos que esse palco é tradicional?

O palco é tradicional (italiano) pois a caixa cênica de quatro paredes é cercada pela plateia nas laterais e à frente.

4-Quantas paredes tem um palco italiano?

dos três tipos de palco, esse é o mais comum, pois é o que mais oferece infraestrutura para um espetáculo acontecer. É um espaço retangular, fechado por três paredes e aberto ao público, que se estende à sua frente.

5-Para você, por que a presença da quarta parede favorece a ação passiva da plateia?

(meu bem, essa tbm é pessoal, porem ajudarei-te dando minha resposta!)

a “quarta parede”, uma divisória imaginária situada na frente do palco do teatro e através da qual a plateia assiste à ação do mundo encenado sem interferência. É uma quebra de artifício, na qual o público olha a “verdade”, como que por meio do buraco de uma fechadura.

6-A apreciação das imagens e a leitura modificaram seu modo de pensar os espaços cênicos?

Dessa forma, em se tratando da dança, um tipo de expressão corporal, os padrões estéticos podem ser enfatizados pela mídia, de forma a criar uma atmosfera em que os "melhores corpos" estão presentes nos dançarinos e dançarinas, criando estereótipos e contribuindo para uma sociedade que hipervaloriza o corpo.

Explicação:

Perguntas similares