Respostas
Resposta:
Animais ameaçados de extinção são aqueles que correm risco de desaparecer de maneira definitiva do nosso planeta, ou seja, de tornarem-se extintos. Apesar de ser relativamente comum na natureza, atualmente, o processo de extinção tem sido intensificado pelo homem.
Explicação:
→ Animais ameaçados de extinção no mundo
Várias espécies estão ameaçadas de extinção no mundo em decorrência da destruição do ambiente, mudanças climáticas, caça e pesca predatórias, poluição, entre outros fatores. Conheça a seguir algumas espécies que correm risco de entrar em extinção e sua classificação de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da IUCN:
Coala (Phascolarctos cinereus): Os coalas estão classificados como vulneráveis. Atualmente, a população desses animais está diminuindo.
Baleia-azul (Balaenoptera musculus): A baleia-azul está classificada como espécie em perigo. Atualmente, sua população está aumentando.
Urso-polar (Ursus maritimus): O urso-polar está classificado como vulnerável. Sua tendência populacional atual é desconhecida.
Kakapo (Strigops habroptilus ): Os kakapos são aves que estão classificadas como criticamente em perigo. Atualmente, de acordo com dados da IUCN, a população desses animais está aumentando.
Pinguim-africano (Spheniscus demersus): O pinguim-africano está classificado como em perigo. Atualmente, sua população está diminuindo.
→ Animais ameaçados de extinção no Brasil
No Brasil, várias espécies também encontram-se ameaçadas de extinção ou, até mesmo, extintas no ambiente natural. Conheça a seguir algumas espécies ameaçadas de extinção e sua situação atual de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN:
Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla): O tamanduá-bandeira é um animal que está classificado como vulnerável. Atualmente, a população de tamanduás-bandeira está diminuindo.
Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii): A ararinha-azul está classificada como possivelmente extinta na natureza. Atualmente, existem exemplares dessas aves criados em cativeiro.
Onça-pintada (Panthera onca): A onça-pintada está classificada como quase ameaçada de extinção. Atualmente, observa-se um decréscimo nas populações desses animais.
Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus): O tatu-bola, atualmente, está classificado como vulnerável. Sua população também apresenta uma tendência de diminuição.
Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia): O mico-leão-dourado é uma espécie classificada como em perigo. Sua tendência populacional atual é considerada estável.
Ariranha (Pteronura brasiliensi): Atualmente, essa espécie encontra-se em perigo. Observa-se que a população desses animais está diminuindo.