02 - A imagem abaixo apresenta as pirâmides etárias da África e da Europa em 2006. Analise as pirâmide e responda: (05 pontos). A) Em que faixa de idade se encontra a maior parte da população africana? B) Qual dos dois continentes apresenta o maior número de idosos? C) A população da Europa em 2006 era composta na sua maioria por homens ou por mulheres? *
Respostas
Resposta:
A: Esse índice subiu para em 15%, em 2010, e o continente atingiu cerca de 1 bilhão de habitantes. As altas taxas de natalidade, aliadas à baixa expectativa de vida (em torno de 53 anos).
B:Conhecido por seu crescente número de idosos, o Japão tem o maior número de cidadãos idosos do mundo. O mundo está envelhecendo rapidamente, no entanto, existem alguns países, como o Japão e a Itália, que se destacam .
C:HOMENS
Explicação:Existem áreas rurais com um povoamento considerado elevado, variando entre 10 e 50 hab./km². Isso ocorre porque muitos países ainda têm uma economia baseada no setor primário, dependentes da exportação de produtos básicos. As áreas mais urbanizadas assim o são porque nelas houve o processo de industrialização, que impulsiona os fluxos populacionais do campo para a cidade.
Analisando o crescimento demográfico, pode-se perceber que os índices no continente africano são muito elevados, maiores do que outras regiões em desenvolvimento. Dois fatores podem ser considerados os principais responsáveis por essa situação: o elevado nível das taxas de fertilidade (cada mulher africana tem em média 4 filhos); e a queda paulatina das taxas de mortalidade, que de 223 por mil, na década de 1970, recuou para cerca de 118, no início da década de 2010.
Na década de 1950, a população da África representava 9% da população mundial. Esse índice subiu para em 15%, em 2010, e o continente atingiu cerca de 1 bilhão de habitantes. As altas taxas de natalidade, aliadas à baixa expectativa de vida (em torno de 53 anos), fazem com que a África apresente uma pirâmide etária com muitas crianças e jovens (base larga) e um reduzido número de idosos (ápice estreito), o que é um reflexo das precárias condições socioeconômicas
de muitos países.
Resposta:
Mano para de responder errado!