Respostas
Na função cosseno f(x) = 1 + 2 ⋅ cos(x) seu período é P = 2π/3 e seu conjunto imagem é Im(f) = [– 1 , 3].
⠀
Inicialmente consideremos a função cosseno no formato:
Sabemos que as funções trigonométricas são periódicas, pois tomando a função elementar e analisando o seu gráfico (vide 2º anexo), percebemos que há uma repetição sucessiva da senoide (que é o nome dado à curva desse gráfico). Assim, quando a senoide atinge o valor máximo, ela desce atingindo o valor mínimo, e quando chega novamente no valor máximo ela repete tudo de novo (essa repetição ocorre infinitamente, tanto no lado negativo quanto no positivo). Dessa forma, o período da função é , pois a cada 2π a curva faz o mesmo movimento. Mas, para determinarmos o período de uma função cosseno diferente, ao invés de construirmos o gráfico e tudo mais podemos simplesmente calcular 2π dividido pelo módulo do coeficiente n: , pois esse coeficiente é o que define o período (é a mesma ideia para o período da função seno).
⠀
Falando mais sobre a função elementar , sabemos que sua imagem é o intervalo real [– 1 , 1]. Sendo assim, nessa função o menor valor pode ser – 1, e o maior valor pode ser 1, não passando deles (valor mínimo e valor máximo), isto é, . Portanto, sabendo disso podemos determinar a imagem de qualquer função cosseno (na função seno é a mesma coisa).
⠀
Enfim, desejamos encontrar o período e a imagem da função abaixo. Inicialmente vamos identificar seus coeficientes:
E como expliquei no primeiro parágrafo, podemos encontrar o período assim:
Agora para encontrar a imagem, vamos fazer uma manipulação algébrica em de modo que obtenhamos a função inicial dessa questão:
Outra forma de determinar a imagem é fazendo , assim:
R: Portanto, a função desta questão tem período igual a 2π/3, e sua imagem se comporta no intervalo [– 1 , 3].
⠀
Veja mais sobre:
https://brainly.com.br/tarefa/38287093
https://brainly.com.br/tarefa/42470487
https://brainly.com.br/tarefa/38002668