A revolta da Chibata revela que a violência era institucionalizada na Marinha brasileira, ou seja, era permitida e aceita pelas autoridades. Explique como os marinheiros se rebelaram contra essa situação.
Respostas
respondido por:
364
Os marinheiros revoltados assumiram do navio Minas Gerais que era o maior navio da Armada na época e ameaçaram bombardear o Rio de Janeiro e exigiam diminuir o numero de chibatadas. O lider foi João Candido, o Almirante Negro
respondido por:
17
A revolta da Chibata, organizada pelos marinheiros, ocorreu em embarcações da Marinha que estavam atracadas na Baía de Guanabara e foi motivada, principalmente, pela insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos.
Os marujos rebelaram-se e tomaram o controle de quatro embarcações da Marinha brasileira: Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Deodoro. Os marujos revoltosos exigiam do governo o fim dos castigos físicos; caso contrário, a capital seria bombardeada. A liderança desse motim foi realizada por João Cândido, o Almirante Negro.
Os marujos revoltosos escreveram um manifesto que resumia as suas exigências e enviou-o para o gabinete do presidente da época, Hermes da Fonseca.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/3764443
Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás