• Matéria: Sociologia
  • Autor: martinslorraine745
  • Perguntado 4 anos atrás

Racismo é a denominação da discriminação e do preconceito contra indivíduos ou grupos por causa de sua etnia, ou cor. É importante ressaltar que o preconceito é uma forma de juízo formulado sem qualquer conhecimento prévio do assunto tratado, enquanto a discriminação é o ato de separar, excluir ou diferenciar pessoas ou objetos.
Podem ser indicados, a esse respeito, dois tipos de racismo: a discriminação racial e o racismo estrutural. A discriminação é uma forma direta de racismo que acontece quando um indivíduo ou grupo se manifesta de forma violenta, física ou verbalmente, contra outros indivíduos ou grupos por conta da etnia, raça ou cor, bem como nega acesso a serviços básicos e a locais, pelos mesmos motivos. Pense-se, por exemplo, quando décadas atrás, nos Estados Unidos havia até banheiros separados para brancos e negros.
De maneira menos direta, o racismo estrutural é a manifestação de preconceito por parte de instituições públicas ou privadas, do Estado e das leis que, de forma indireta, promovem a exclusão ou o preconceito racial. Partindo do fato que mais da metade dos brasileiros é afrodescendente, negros ou pardos, deveríamos encontrar mais da metade de deputados, senadores, ministros, universitários, empresários que fossem afrodescendentes. Mas isso não acontece porque historicamente houve uma exclusão dos afrodescendentes e dos indígenas na sociedade brasileira. Não podemos esquecer que o Brasil foi o último grande país ocidental a extinguir a escravidão.

ATIVIDADES
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se pode aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.”

“[...] E de pai pra filho o racismo passa Em forma de piadas que teriam bem mais graça Se não fossem o retrato da nossa ignorância Transmitindo a discriminação desde a infância E o que as crianças aprendem brincando É nada mais nada menos do que a estupidez se propagando Qualquer tipo de racismo não se justifica Ninguém explica Precisamos da lavagem cerebral pra acabar com esse lixo que é uma herança cultural [...].” (GABRIEL O PENSADOR)

Os dois trechos acima fazem menção à discriminação racial. Com base neles e nas condições históricas do racismo no Brasil, escolha a alternativa CORRETA.

(a) O primeiro trecho assinala que o racismo é uma característica irreversível do ser humano, ao passo que o segundo afirma que o racismo é um legado que deve ser recusado.
(b) Historicamente, no Brasil, não houve e não há diferenciação legal entre pessoas de cores diferentes, motivo pelo qual o racismo se consolidou por meio de piadas e brincadeiras, como sugere o segundo trecho.
(c) O primeiro trecho indica que a tolerância racial pode ser ensinada, ao passo que o segundo trecho nega que o racismo tenha raízes históricas.
(d) O racismo contemporaneamente não tem vínculo direto com a escravidão no Brasil, uma vez que esta foi extinta em 1888, logo após a assinatura da Lei Áurea, pela Princesa Isabel, filha de D. Pedro II.
(e) Tanto o primeiro quanto o segundo trecho sugerem que o racismo é resultado de um processo histórico, que pode ser convertido em tolerância racial.

Respostas

respondido por: pedrolucasholandahor
1

letra b

Explicação:

a explicação ta ok


martinslorraine745: obrigado
mariaeduarda9063: errada estar
Perguntas similares