1) Como ocorreu a Primeira
Revolução Industrial na Inglaterra?
2) Como essa revolução influenciou a população do campo
3) Quais fatores marcam a diferença da Segunda Revolução Industrial em relação a Primeira Revolução Industrial?
Respostas
Resposta:
1) A Inglaterra foi a pioneira da Revolução Industrial por causa de fatores, como: posição geográfica, acúmulo de capital, política de cercamentos, entre outros. A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura.
2) As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e do consumo; os impactos ambientais negativos etc.
3) Na Primeira Revolução Industrial aconteceu uma ruptura, saindo do processo de manufatura para o de maquinofatura.
Já a Segunda Revolução Industrial foi uma revolução de continuidade, em que foram aprimoradas as técnicas e a tecnologias existentes.
A Primeira Revolução Industrial foi learning by doing, com os novos processos sendo criados por “tentativa e erro”.
Já na Segunda, havia grandes cientistas e inventores buscando teorias e desenvolvimento científico.
Na Primeira, os grandes mercados foram Europa e América (Estados Unidos, que começou a se industrializar nessa época).
Na Segunda, temos a Europa, a América e também Ásia e África, através do imperialismo.
Na Primeira Revolução Industrial houve a hegemonia da Inglaterra, que foi o país mais importante do período. Na Segunda Revolução Industrial, a Inglaterra perdeu esse poder e começou o catching ug, com a industrialização de outros países que se igualaram e até ultrapassaram os ingleses, como a Alemanha, o Japão e os Estados Unidos.
Outras diferenças: na Primeira Revolução Industrial o principal metal foi o ferro, na Segunda foi o aço.
Na primeira, a fonte de energia era o vapor, através da queima do carvão mineral; na Segunda era eletricidade e petróleo.
Na Primeira Revolução Industrial houve o começo da especialização do trabalho e na Segunda, uma alta especialização, principalmente com o Fordismo e o Taylorismo, buscando a eficiência, o aumento da produção e a redução dos custos.
Na Primeira, as máquinas eram mais manuais e funcionavam através da máquina à vapor. Na segunda, começou a automatização dessas máquinas.
Na Primeira começou o desenvolvimento da indústria bancária, que foi muito importante na Segunda para o financiamento de países como Japão e Alemanha, com o padrão ouro.
Na Primeira, não existia cartéis, mas na Segunda eles começaram a existir, por exemplo, na indústria da Alemanha.
Explicação: