O risco de crédito de um banco pode ser classificado em quatro grupos: Risco do cliente; Risco da operação; Risco de concentração; e Risco da administração do crédito. Em relação aos dois primeiros riscos, o Banco Central do Brasil classifica as empresas de acordo com o grau do risco de crédito. A Resolução 2.682/99 determina a porcentagem de provisionamento que o banco precisa ter de acordo com o risco de crédito de seus clientes. Há ainda agências como a Standard & Poors e a Moody’s, que são especializadas em calcular e divulgar os ratings das empresas, segundo o risco de crédito.
De acordo com o exposto acima, cite e explique cada um dos quatro grupos de risco. Explique como os fatores internos e externos relacionados tanto ao devedor, quanto à operação, podem influenciar na classificação do risco das empresas.
Respostas
Resposta:
O risco do cliente consiste basicamente em adaptar os serviços prestados ao estado atual do negócio do cliente. Em outras palavras, mudanças no pessoal, espaço físico, podem exigir mudanças na segurança física, procedimentos e outros requisitos fornecidos no início do contrato.
Portanto, por exemplo, no caso de um cliente expandir seu espaço ou mudar de localização de sua sede, é importante que a empresa de segurança reformule o plano de segurança para garantir que os serviços continuem sendo prestados de forma adequada.
O risco operacional é divido em três categorias: riscos organizacionais, pessoais e operacionais. O risco organizacional é o risco causado por falha estrutural. Muitas empresas se aventuram nesse mercado sem nem mesmo ter um plano de longo prazo. No entanto, é muito importante que a organização seja construída sobre uma estrutura forte e todos os processos devem ser claros e claros para que sua empresa possa sobreviver e estar preparada para problemas futuros.
O risco de concentração é um dos principais fatores potenciais de perda que a empresa enfrenta, as agências de crédito devem prevalecer. No caso de concentração, a perda vem de números reduzidos de contatos pode ter um impacto desproporcional, o que confirma gerenciar este risco, mantendo um nível suficiente de solvência.
Risco de administração de crédito refere-se à perda relacionada ao não cumprimento do tomador ou contraparte de suas respectivas obrigações financeiras nos termos pactuados, desvalorização do contrato de crédito devido à queda do nível de risco do tomador, possibilidade de redução da receita ou a recompensa, obtida em renegociações, os benefícios e custos de recuperação.
Explicação passo-a-passo:
Essa minha lição já foi corrigida e tirei dez.
Espero ter ajudado!
Os quatro grupos de risco são:
- Risco do cliente
- Risco da operação
- Risco de concentração
- Risco da administração do crédito.
Descrição dos grupos de risco
Risco do cliente:
- o serviço prestado deve ser adaptado a realidade do cliente
- Ex: quando o cliente muda de localização deve-se reformular o plano de segurança da empresa.
Risco operacional:
- pode ser da organização, da pessoas e das operações
Risco de concentração:
- é um dos principais riscos
- ocorre, por exemplo, com a perda de contratos importantes
Risco de administração de crédito:
- está relacionado ao não cumprimento de obrigações financeiras
Fatores internos e externos
Os fatores internos e externos relacionados ao devedor e as operações que podem influenciar na classificação do risco das empresas são:
- condições do mercado
- atuação da concorrência
- desempenho financeiro
Leia mais:
Risco de crédito é a possibilidade de uma perda resultante da falha de um devedor em pagar um empréstimo ou cumprir obrigações contratuais.
https://brainly.com.br/tarefa/22844882