• Matéria: História
  • Autor: stefaneroblesmarques
  • Perguntado 4 anos atrás

me ajudar pfv

JULGUE A AFIRMATIVA A SEGUIR - Reforma Católica ou Contrarreforma foi um movimento para tentar conter o avanço do protestantismo e fortalecer o catolicismo, para isso foi impulsionada pelos jesuítas, representados por sua ordem, e pelo Concílio de Trento, que fez uso da Inquisição para reprimir e punir seus adversários.
Verdadeiro
Falso

JULGUE A AFIRMAÇÃO A SEGUIR - Dos mais de mil acusados de práticas religiosas heréticas, a grande maioria encontrava-se na cidade do Rio de Janeiro. Entre as acusações, estava a prática de “judaizar”, atribuídas aos chamados cristãos-novos.

Verdadeiro
Falso

Respostas

respondido por: redbonechello
0

Resposta:

1 ° afirmativa: verdadeiro.

A Contrarreforma, também chamada de Reforma Católica, foi um esforço ingente contra as críticas de protestantes e demais opositores. Para isso serviram aos seus propósitos os movimentos místicos, na Espanha de Teresa de Ávila e João da Cruz, e de Inácio de Loiola que criou a Companhia de Jesus (jesuítas) para expandir e fortalecer o catolicismo. Isso se deu por meio das ordens franciscana, dominicana e jesuíta que foram a reação católica também no Oriente e nas Américas. Assim, a igreja católica tomou medidas para reavivar a fé e a disciplina religiosa e suas ferramentas mais eficazes foram o Concílio de Trento, a Inquisição e Index dos livros proibidos, para a reconquista de territórios que o catolicismo havia perdido para os protestantes.

2° afirmativa : falso

Foram considerados heresias todos os movimentos religiosos dentro do Cristianismo que foram condenados pela Igreja Católica por não concordarem com a ortodoxia estabelecida no catolicismo. Os movimentos heréticos existiram desde o estabelecimento do Cristianismo nos primeiros séculos depois de Cristo, entretanto, a partir da Baixa Idade Média, esses movimentos popularizaram-se e vários surgiram por várias partes da Europa, tais como os cátaros, valdenses, beguinos etc.

Perguntas similares