• Matéria: História
  • Autor: Ana0carolliny
  • Perguntado 4 anos atrás

Que fatores nos processos de independência da América espanhola foram determinantes para que o conceito de liberdade não fosse entendido de uma forma única?​

Respostas

respondido por: nataliafransantos
58

Os fatores que não fizeram com que o conceito de liberdade não fosse entendido de forma única na América Espanhola foi o fato de que havia uma diversidade de grupos (índios, escravos e elites coloniais.

Esses grupos haviam experimentado o processo de colonização de maneiras diferentes. Desta forma para cada grupo, o conceito de liberdade estava ligado a sua experiência própria.

Para os índios, liberdade estava relacionada com a possibilidade de voltar a ter acesso à terra livremente e também sobreviver, já que com a chegada do colonizador o acesso à terra foi negado e as populações indígenas foram dizimadas pelos europeus.    

Para a população escravizada liberdade significaria o fim dos trabalhos forçados e das condições desumanas em que viviam e a possibilidade de talvez regressar para o seu país, em alguns casos, local de onde foram retirados à força para se tornarem uma das principais formas de exploração do trabalho na América Espanhola.  

Já para as elites coloniais, liberdade significava a possibilidade de realizar comércio com maior liberdade, para que pudessem gerar mais lucros e enriquecer mais, pois eram impedidos através do pacto colonial.  

Ao final, quem conduziu os processos de independência da América Espanhola, com exceção do Haiti, foram as elites coloniais que também estavam inseridas em diferentes contextos na América Espanhola e que também negaram a participação popular dos povos oprimidos como os indígenas e os escravizados.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/7462813

Anexos:

4545493520: Oi. Vc poderia Me Ajudar na minha Ultima Pergunta de historia
4545493520: Porfavor. È URGENTE
Perguntas similares