Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto que o uso vulgar seja co-meçar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; o segundo é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.”
(“Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis)
Essa é a abertura do famoso romance de Machado de Assis. Dentro desse contexto, já dá para se ver o tipo de narrativa que será explorada. Assinale a alternativa correta a esse respeito.
a) A linearidade das ações apresenta cenas de suspense, dado o comportamento inusitado dos personagens.
b) Não há como prever o final da narrativa, já que seu enredo é, propositadamente, complicado.
c) O autor usa o recurso do flashback devido a sua intenção de iniciar o romance pelo “fim”.
Respostas
Resposta:
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis.
Explicação:
dnd
Resposta: Letra E.
Explicação: A presença de um enredo não-linear é muito comum nas obras machadianas. Brás Cubas resolve escrever relatos de sua história pós ter morrido, o que pode causar, em um primeiro
momento, um certo estranhamento do leitor. No trecho apresentado, o narrador-personagem explica porque optou pela inversão cronológica para escrever sobre sua história.