• Matéria: História
  • Autor: lua97
  • Perguntado 9 anos atrás

Porque o tratado de verdum contribuiu para o enfraquecimento do poder real

Respostas

respondido por: leciane74lecy
22
Após a morte de Carlos Magno, o Império Carolíngio conheceu a decadência, motivada pelas disputas territoriais entre seus herdeiros, Carlos, O Calvo; Luís, o Germânico e Lotário. Esse tratado marca o fim do Império Carolíngio e o enfraquecimento do poder real. Desta forma, com o império fragmentado e enfraquecido, ÁRABES, NORMANDOS, ESLAVOS E HÚNGAROS começaram a invandir os territórios. Estas invasões provocaram modificações na organização política, social e econômica da Europa Ocidental, isolada do Oriente devido o domínio muçulmano no mar Mediterrâneo ,desde o século VIII. Houve um processo de ruralização da sociedade. Os habitantes das cidades invadidas fugiam para o interior buscando proteção dos nobres. O comércio diminuiu e os nobres, que recebiam privilégios dos reis para ajudá -los a combater os invasores, tiveram seu poder aumentado. O Tratado de Verdum teve como conseqüências o fortalecimento do poder eclesiástico sobre os nobres, dando origem ao feudalismo. 

O Tratado de Verdun contribuiiu para dar origem à Europa pq a partir da divisão do império surgiriam as potências Alemanha, França e Itália visto que cada um dos três netos de Carlos Magno receberam territórios que atualmente são as grandes nações citadas, por exemplo: 

A Luis coube a França Oriental( atual Alemanha), a Carlos herdou a França Ocidental( atual França); Lotário ficou com o território do centro da atual Itália até o Mar do Norte, que se chamou Lotaríngia ou Reino de Lotário.
Perguntas similares