• Matéria: História
  • Autor: belquiorriquelmedmv
  • Perguntado 4 anos atrás

2-quais consequências da expansão das ideias iluministas para as colônias das américas?

Respostas

respondido por: janalbernaz
5

Resposta:

Insatisfação e criticismo à metrópole. Nos Estados Unidos o resultado foi a independência e no Brasil, por exemplo, a inconfidência mineira.

Explicação:

respondido por: felipealves144
14

Resposta:

1- A revolução industrial gerou profundas transformações na Europa no século XVIII. A principal delas foi a introdução do trabalho assalariado e o uso de máquinas em substituição do trabalho artesanal.

2- Insatisfação e criticismo à metrópole. Nos Estados Unidos, o resultado foi a independência e, no Brasil, a inconfidência mineira.

3- Liberalismo Político- doutrina que visa a garantia de direitos considerados fundamentais, como: direito à liberdade, à propriedade e à igualdade perante às leis. Liberalismo Econômico- doutrina que defende a não-intervenção do Estado na economia, a livre-concorrência, do câmbio-livre e da propriedade privada.

4- A principal diferença entre o liberalismo e o mercantilismo é que o liberalismo defende a não-intervenção, enquanto o mercantilismo vê a intervenção como necessária para garantir a proteção da economia nacional.

5- Monopólio comercial- quando apenas uma empresa domina um determinado mercado, sendo ela a única a oferecer um serviço ou produto.

6- Porque reforçava a lógica mercantilista de que a colônia exportava produtos primários e importaria bens manufaturados de sua metrópole.

7- Em razão da expansão do sistema capitalista, que pressupõe a produção em grande escala e um número maior de consumidores. Por isso, as grandes potências mundiais do final do século XVIII impunham uma política liberal a fim de alimentar esse sistema de livre mercado. Explicação: Espero ter ajudado

Perguntas similares