Respostas
Resposta:
No literário, há uma produção textual gerada pelo contexto social e histórico, mas dentro de uma reflexão criativa das ideias prévias do autor, isto é, o autor pode escrever de várias formas uma mesma coisa – a poesia, por exemplo.
Explicação:
apenas pesquisei no Google
O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado.
Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.
Em resumo, o texto literário é destinado à expressão, com a realidade demonstrada de maneira poética, podendo haver subjetividade.
O texto não literário, contudo, é marcado pelo retrato da realidade desnuda e crua. É possível tratar sobre o mesmo assunto nas duas formas de texto e apontar o tema ao receptor sem prejuízo a informação.
Exemplos de Texto Não Literário
Texto 1:
História - Seca, fenômeno secular na vida dos nordestinos
A história das secas na região Nordeste é uma prova de fogo para quem lê ou escuta os relatos que vêm desde o século 16.
As duras consequências da falta de água acentuaram um quadro que em diversos momentos da biografia do semiárido chega a ser assustador: migração desenfreada, epidemias, fome, sede, miséria.
Os relatos de pesquisadores e historiadores datam da época da colonização portuguesa na região.
Até a primeira metade do século 17, quem ocupava as áreas mais interioranas do semiárido brasileiro era a população indígena. Uma das primeiras secas que se tem notícia aconteceu entre 1580 e 1583.
Exemplos de Texto Literário
Texto 1:
Meu Caro Amigo (Chico Buarque - 1976)
Meu caro amigo me perdoe, por favor
Se eu não lhe faço uma visita
Mas como agora apareceu um portador
Mando notícias nessa fita
Aqui na terra tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta