Os trabalhos com tecnologia podem ser desenvolvidos de duas formas: a primeira, em que o microcomputador e o software
assumem o papel de ensinar o aluno, baseados em jogos ou instruções sequenciadas, passando por fases e avaliações sem a presença do professor ou monitor (Instrucionismo). A segunda, em que o microcomputador é utilizado como ferramenta de construção, com a qual o aluno desenvolve algo, cria, pesquisa, participa e constrói o conhecimento (construcionismo).
Analise as afirmativas abaixo e assinale V (para verdadeiro) ou F (para falso).
( ) O instrucionismo
utiliza o microcomputador para desenvolver a instrução programada; o conteúdo ensinado é subdividido em módulos, estruturados de forma lógica, de acordo com a perspectiva pedagógica de quem planejou a elaboração do material instrucional.
( ) A atuação do professor no ensino construcionista não exige muito preparo, pois ele tem apenas que selecionar o software de acordo com o conteúdo previsto, propondo as atividades para os alunos e acompanhando-os durante a exploração do mesmo.
( ) No construcionismo, o papel do educador se representa em função da necessidade de estimular processos cognitivos dos estudantes, os quais, por sua vez, assumem o papel ativo em virtude desse desenvolvimento.
( ) O ambiente construcionista busca desenvolver, construir, aplicar, refletir e depurar o conhecimento usando o microcomputador na escola.
( ) No instrucionismo, o professor é um facilitador, com o objetivo de enriquecer o ambiente, provocando situações para que o aprendiz possa se desenvolver de forma ativa, realizando também suas próprias descobertas, ao invés de somente assimilar conhecimentos prontos, baseados na memorização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a. V – V – V – V – V.
b. F – V – F – V – V.
c. V – F – V – V – V.
d. V – F – V – V – F.
e. F – V – V – F – V.
Respostas
Resposta:
Letra d. V – F – V – V – F.
Explicação:
Segue o julgamento das alternativas e justificativa das falsas:
(V) O instrucionismo utiliza o microcomputador para desenvolver a instrução programada; o conteúdo ensinado é subdividido em módulos, estruturados de forma lógica, de acordo com a perspectiva pedagógica de quem planejou a elaboração do material instrucional.
(F) A atuação do professor no ensino construcionista não exige muito preparo, pois ele tem apenas que selecionar o software de acordo com o conteúdo previsto, propondo as atividades para os alunos e acompanhando-os durante a exploração do mesmo.
A alternativa está falsa porque o ensino construcionista exige sim preparo do professor, visto que demanda sua atuação constante. A alternativa estaria correta se fosse instrucionismo no lugar de construcionismo.
(V) No construcionismo, o papel do educador se representa em função da necessidade de estimular processos cognitivos dos estudantes, os quais, por sua vez, assumem o papel ativo em virtude desse desenvolvimento.
(V) O ambiente construcionista busca desenvolver, construir, aplicar, refletir e depurar o conhecimento usando o microcomputador na escola.
(F) No instrucionismo, o professor é um facilitador, com o objetivo de enriquecer o ambiente, provocando situações para que o aprendiz possa se desenvolver de forma ativa, realizando também suas próprias descobertas, ao invés de somente assimilar conhecimentos prontos, baseados na memorização.
Na verdade a afirmação se aplica ao construcionismo.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Resposta:
Resposta Selecionada:
Correta d. V – F – V – V – F.
Respostas:
a. V – V – V – V – V.
b. F – V – F – V – V.
c. V – F – V – V – V.
d. V – F – V – V – F. (correta)
e. F – V – V – F – V.
Explicação
Resposta: D
Comentário: Falsa: A atuação do professor no ensino construcionista (é no instrucionista) não exige muito preparo, pois ele tem apenas que selecionar o software de acordo com o conteúdo previsto, propondo as atividades para os alunos e acompanhando-os durante a exploração do mesmo.
Falsa: No instrucionismo (é no construcionismo), o professor é um facilitador, com o objetivo de enriquecer o ambiente, provocando situações para que o aprendiz possa se desenvolver de forma ativa, realizando também suas próprias descobertas, ao invés de somente assimilar conhecimentos prontos, baseados na memorização.