O processo de sedentarização irá gerar o fenômeno da posse, que se estenderá desde áreas de terra até seres humanos. Qual é a relação do modo de vida sedentário com o fenômeno da posse?
Respostas
Resposta:
No sedentarismo vemos que com o domínio da agricultura e da pecuária os homens se sentiram donos das terras, que até então eram de todos no chamado nomadismo, onde vários clãs, como não tinham moradias fixas podiam usar da mesma terra, já no sedentarismo, surgiu o pensamento de " se eu estou cultivando aqui, essas terras passam a ser minhas, ninguém mais pode usá-la" assim veio o fenômeno da posse, surgindo as legislações como o código de Hamurábi.
A sedentarização humana fomentou as relações de posse de terra, uma vez que ainda em sua condição nômade, o homem não se considerava o dono de nenhum espaço, pois vivia trafegando, porém, ao se fixar, deu início a sua expansão, muitas vezes de forma irregular, causando conflitos que perduram até hoje.
Relação entre sedentarização e posse de terras
A posse de terras sempre esteve atrelada a questões de poder, visto que ao dominar certo espaço o indivíduo dominava também um povo, que, a partir daquele momento, exerceria determinadas atividades agrícolas, caso fosse autorizado pelo dono da propriedade, devendo-lhe também tributos.
Aprenda mais sobre as problemáticas da posse de terras: brainly.com.br/tarefa/3943743
#SPJ2