A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil beneficiou a economia mineira. O final do século XVIII fora marcado pelo enfraquecimento da mineração. Mas não se deve imaginar um cenário de decadência. A mineração ocasionou em Minas uma diversificação econômica e um consequente crescimento populacional sem precedentes. O sul de Minas adquiriu importância crescente ao produzir gêneros de subsistência para abastecer os centros urbanos.
Contextualize a afirmação contida no texto: “Mas não se deve imaginar um cenário de decadência”.
Respostas
Resposta:
Explicação:
A segunda metade do século XVIII foi marcado pela menor extração de metais e pedras preciosas na região mineradora. Esse cenário somado à transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro reforçaram a importância de atividades como agricultura, pecuária e comércio, fundamentais tanto para o sustento da região quanto para o estreitamento de suas relações políticas e econômicas com outras áreas como Rio de Janeiro, por exemplo.
A transferência da corte portuguesa para o Brasil mostrou que outras atividades, além do extrativismo mineral, eram necessárias e importantes, como por exemplo o cultivo de gêneros de subsistência para as cidades.
Ou seja, não se deve imaginar um cenário de decadência porque a região passou a gerar riqueza, mesmo que sem a atividade mineradora como principal, abrindo espaço para um novo ciclo econômico na região. As atividades de base passaram a ser mais importantes, pois agora existia a necessidade de manter as cidades.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/31649851