Entre os séculos XI e XIII, a Europa passou por um processo de grande desenvolvimento econômico, graças ao aumento da produção agrícola e à expansão comercial e urbana. Entretanto, no final do século XIII, esse desenvolvimento desacelerou. Essa situação, chamada “crise do século XIV”, foi provocada por vários motivos. Escreva os dois principais motivos que contribuíram para essa desaceleração do crescimento da Europa no final da Idade Média.
1 ponto
Respostas
Resposta:
Divisão da história em períodos de 100 anos
A divisão dos séculos corresponde a separação de um século em períodos de 100 anos, ou seja, o século I compreende o período do ano 101 até o ano 200. Isso acontece porque ele sempre começa a contar a partir de um ano com final “01” e acabará em um ano com final “01”.
A representação dos séculos é feita através dos números romanos, também chamados de algarismos. Os séculos são nomeados com números ordinais do I ao X e com cardinais que vão do XI em diante. Cada século corresponde a unidade de tempo equivalente a 100 anos, logo meio século corresponde a 50 anos e 10 séculos a 1000 anos (milênio).
Os algarismos romanos foram desenvolvidos pelos povos da Roma Antiga. Durante muito tempo eles foram usados como a principal representação numérica de toda a Europa, mas ainda são usados nos dias de hoje para indicar capítulos de livros, nomes de reis, etc.
Através da divisão dos séculos, o século I compreende o período do ano 01 até o ano 100; o século II corresponde ao período do ano 101 até o ano 200, e o século III vai do ano 201 até o ano 300. O século atual é o XXI, ele começou no dia 1° de 2001 e vai acabar em 31 de dezembro de 2100.
Quem inventou a divisão dos séculos?
O método de divisão dos séculos em períodos de 100 anos foi inventado pelos povos europeus que, motivados pelo sentimento de destino coletivo, e com base na noção e experiência do tempo histórico resolveram substituir a noção do tempo mítico e aplicar algo típico relacionado as práticas agrárias sociais e protopólicas.
É a partir da época industrial, mais precisamente da segunda metade do século XIX que os centenários, as efemérides, as exposições universais, os espetáculos e os discursos se consolidam e tornam-se frequentes. Para compreender melhor como a divisão dos séculos é feita, observe a lista a seguir:
Explicação: espero ter ajudado
1 ponto