1) Analisando o que foi estudado sobre o papel da Sociologia para análise científica da sociedade pelo olhar de Auguste Comte, é correto afirmar:
A) Ela seria uma síntese da produção científica, ou seja, aquilo que havia sido acumulado em termos de conhecimentos e métodos das ciências já existentes, como os da Metafísica e Teologia.
B) A Sociologia devia estudar e entender os problemas sociais que surgiam para então promover a ordem social e o progresso da civilização moderna.
C) Para Comte, o emprego de métodos das ciências da natureza para testar o conhecimento sobre a realidade social implicava verificar dados, admitir explicações gerais, teorias abrangentes, chegando assim em resultados incertos sobre a realidade social.
D) A sociedade e seus fenômenos poderiam ser apreendidos e explicados de forma objetiva, pelo viés teológico, com neutralidade da parte do investigador.
2) Considerando o conceito sobre a Lei dos Três Estados de Auguste Comte, é INCORRETO afirmar que:
A) O ESTADO POSITIVO é o estado científico e ocorre quando a observação dá lugar à imaginação e abstração presentes nos dois estados anteriores. Os fenômenos ainda dependem das vontades divinas ou do homem. O conhecimento científico encontrou sua perfeição e é o último estágio da evolução mental da razão humana.
B) O ESTADO METAFÍSICO é a transição entre o teológico e o positivo. Os agentes sobrenaturais presentes no estado teológico dão lugar a forças abstratas personificadas.
C) O ESTADO TEOLÓGICO OU FICTÍCIO é concebido por Comte como aquele em que o espírito humano busca explicações para os fenômenos sociais e da natureza no sobrenatural, na ação divina, uma explicação que estaria voltada para o uso racional da mente humana, sendo por isso primitivo.
3) Após compreender o conceito de Positivismo elaborado por Auguste Comte, pode-se afirmar que:
A) Comte, como fundador do positivismo, considerava que a ciência tem normas preestabelecidas, porém não atua como instrumento de transformação e domínio da realidade física e social.
B) O positivismo adota uma visão descritiva da realidade, não existe conflito e possui um método indutivo, que parte do particular para o geral, assim, para compreender e explicar um fenômeno social particular, devemos analisá-lo no contexto global a que pertence.
C) Apesar de o lema da bandeira do Brasil “Ordem e Progresso” ser semelhante aos ideais positivistas, ela em nada sofreu influências deste pensamento.
4) Assinale a alternativa abaixo que não está de acordo com o pensamento de COMTE:
A) O conhecimento só pode ser alcançado através da investigação científica, e só o entendimento científico pode trazer mudanças, construindo assim um mundo melhor.
B) Comte acreditava que os métodos das Ciências Naturais poderiam ser utilizados na Sociologia.
C) Apenas o conhecimento religioso trará a ordem e o progresso para a sociedade. O pensamento sociológico deveria se escorar na fé como forma de compreender a sociedade que surgia. A fé forneceria as respostas necessárias para a compreensão da realidade social através das perspectivas teocêntricas.
D) O foco da filosofia “positivista” de Comte se baseia no entendimento de que o conhecimento válido sobre os fenômenos do mundo só pode derivar do questionamento positivo, científico.
E) A ciência deveria ser utilizada para gerar a ordem social.
5) Comte cria o termo "sociologia" e acredita que essa ciência trará a abordagem positivista para a compreensão e transformação da sociedade. A partir dessa concepção é INCORRETO afirmar:
A) O pensamento sociológico deveria se escorar na fé como forma de compreender a sociedade que surgia. A fé forneceria as respostas necessárias para a compreensão da realidade social através das perspectivas teocêntricas.
B) A Sociologia deve estudar e entender os problemas sociais que surgiam para promover a ordem social e o progresso da civilização moderna. Dessa forma, os problemas sociais que surgiam seriam interpretados como obstáculos que deveriam ser resolvidos para que o progresso fosse efetivado
(20 pontos pra que responder certo)
Respostas
Resposta:
1) B) A Sociologia devia estudar e entender os problemas sociais que surgiam para então promover a ordem social e o progresso da civilização moderna.
2) A) O ESTADO POSITIVO é o estado científico e ocorre quando a observação dá lugar à imaginação e abstração presentes nos dois estados anteriores. Os fenômenos ainda dependem das vontades divinas ou do homem. O conhecimento científico encontrou sua perfeição e é o último estágio da evolução mental da razão humana.
3) A) Comte, como fundador do positivismo, considerava que a ciência tem normas preestabelecidas, porém não atua como instrumento de transformação e domínio da realidade física e social.
4) C) Apenas o conhecimento religioso trará a ordem e o progresso para a sociedade. O pensamento sociológico deveria se escorar na fé como forma de compreender a sociedade que surgia. A fé forneceria as respostas necessárias para a compreensão da realidade social através das perspectivas teocêntricas.
5) A) O pensamento sociológico deveria se escorar na fé como forma de compreender a sociedade que surgia. A fé forneceria as respostas necessárias para a compreensão da realidade social através das perspectivas teocêntricas.
Explicação:
1) Acredito ser a mais lógica vendo pelo contexto histórico em que se situava Comte: a Revolução Industrial, que trouxera muitos problemas, os quais com a sociologia tentaria se resolver.
2) Os fenômenos neste estado, NÃO dependem das vontades divinas do homem.
3) Confesso que essa foi por eliminação, a alternativa aparenta ser a que mais faz sentido.
4) Comte era um homem defensor do cientificismo, certamente não afirmaria que o conhecimento religioso traria a ordem, e sim o científico.
5) Entra na mesma explicação que o item 4).