Respostas
Resposta:
Opição 1;
O iluminismo era contra o absolutismo, o privilégio a poucos, pregando a liberdade de expressão e a IGUALDADE SOCIAL.
O povo francês na época achou o iluminismo o máximo, já que sofriam com a desigualdade na França, influenciando assim a revolução.
Primeiramente as ideias iluministas eram contra os beneficios dos clero e da nobreza a principal causa do desencadeamento da revolução francesa, os iluministas eram contra a monarquia ...
Opição 2;
A Revolução Francesa, que foi intensamente influenciada pelos ideais iluministas que vigoravam no fim do século XVIII foi motivada pelas arbitrariedades cometidas pelo rei, que aumentava impostos e infringia punições arbitrariamente.
Assim, os ideais iluministas ajudaram a criar a concepção de cidadania e direitos que são inerentes à condição de ser humano.
Com o fim da Revolução, foi criada a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, que até hoje serve de referência para documentos constitucionais no mundo.
Espero ter lhe ajudado
Te dei duas Opições pra escolher a melhor pra vc ;-)
Bons estudos ;-}
- Desigualdade Social.
A França do século XVIII contava com um sistema de divisão social bem marcante; os Estados eram compostos pelo (1°) Clero, (2°) Nobreza e (3°) Burgueses e Camponeses.
E apesar do 3° Estado conter quase 95% da população total, as decisões finais ficavam sobre as mãos da Igreja e da Monarquia.
Percebe como a divisão social se assemelha com o sistema feudal? Bom, esse também foi o pensamento dos revoltosos na época, principalmente depois da "explosão" de pensamentos iluministas.
- Crise econômica.
O reinado dos Bourbons contava com um alto pagamento de impostos. Porém, quando a coroa chegou na cabeça de Luís XVI que as taxas ficaram mais insuportáveis, pois os cofres públicos eram usados para realizar os desejos da nobreza (festas e mais festas) e com o "envolvimento" em guerras estrangeiras - no caso, o processo de Independência dos Estados Unidos.
É completamente ilógico, o Rei bancar festas e enviar dinheiro para uma Colônia às custas da população faminta, já que tais ações do monarca se desenvolveram pelo aumento dos impostos públicos para o 3° Estado.
- Fome.
Durante os anos 1788 e 1789 (ano que se inicia a revolução), a França passou por um terrível inverno. Assim, a comida ficou mais escassa e, pelo sistema de oferta e procura, estava também mais cara, resultando na morte de milhares de franceses.
A soma dos termos em negrito causaram, em resumo, a Revolução Francesa (1789-1799).