. De acordo com Galileu Galilei, tanto a Sagrada Escritura (Bíblia) quando a natureza, ambas procedem do Verbo Divino, ou seja, tem a sua origem e fundamento em Deus. Mas, enquanto a palavra de Deus, por um lado, foi adaptada por meio de parábolas para se adequar ao limitado entendimento dos homens, e é interpretada conforme a época e o povo que faz uso das palavras e ensinamentos utilizando-as na medida de sua necessidade, a natureza por outro lado: * 1 ponto a) Foi criada para contemplação humana, sem possuir um sentido utilitário e uma função própria; b) Pouco importa se as suas razões são compreendidas ou não pelos homens, funcionando conforme leis próprias; c) Depende dos seres humanos, pois ela não sobreviveria sem os cuidados da humanidade; d) Está numa situação de conflito com os seres humanos, não podendo haver harmonia entre eles; 2. Na primeira metade do séc. XIV, Guilherme de Ockham, frade franciscano e filósofo escolástico inglês, considerado o último grande nome da filosofia medieval, e também conhecido pelo princípio metodológico a "navalha de Ockham", que diz que entre várias respostas a mais simples e natural deve ser a correta, reivindicava a: * 1 ponto a) Soberania da Teologia frente a Filosofia, visto que a religião vem de Deus e a filosofia vem dos homens; b) Supremacia dos direitos divinos do Rei e do Papado, pois eram escolhidos pela sabedoria divina; c) Autonomia da filosofia, pois as especulações filosóficas, que não dizem respeito à teologia não devem ser condenadas; d) Autonomia da Teologia frente a ciência, pois a religião não precisa ser comprovada cientificamente;
Respostas
(1) LETRA B Pouco importa se as suas razões são compreendidas ou não pelos homens, funcionando conforme leis próprias;
(2) LETRA C Autonomia da filosofia, pois as especulações filosóficas, que não dizem respeito à teologia não devem ser condenadas;
FIZ E DEU CERTO !
1) Sobre a Sagrada Escritura (Bíblia) e a natureza, segundo Galileu Galilei, é correto o que se afirma em: Alternativa B:
- Pouco importa se as suas razões são compreendidas ou não pelos homens, funcionando conforme leis próprias.
Galileu considerou o mundo infinito; matéria, eterna, e natureza, uma. Na base da natureza está uma causalidade mecânica rigorosa de átomos absolutamente invariáveis, sujeitos às leis da mecânica.
2) Sobre o princípio metodológico a "navalha de Ockham", é correto o que se afirma em: Alternativa C:
- Autonomia da filosofia, pois as especulações filosóficas, que não dizem respeito à teologia não devem ser condenadas.
O princípio de Ockham indica que as explicações nunca devem multiplicar as causas desnecessariamente.
Quando duas ou mais explicações são oferecidas para um fenômeno, a explicação completa mais simples é preferível; ou seja, as entidades não devem ser multiplicadas desnecessariamente.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/39173901