• Matéria: Filosofia
  • Autor: amandareggiani90
  • Perguntado 4 anos atrás

1 – “O oriental é irracional, depravado, infantil, ‘diferente’; o europeu é racional, virtuoso, maduro,
Orientalismo é um conceito utilizado para descrever, a partir de uma perspectiva eurocêntrica, a cultu- ra oriental. Essa atitude produz uma interpretação distorcida da realidade, concebendo o Oriente como polo de misticismo, obscurantismo, barbarismo etc. Como consequência, esse tipo de interpretação errônea pode gerar e alimentar a ideia de que o Oriente é inferior ao Ocidente, devendo, por isso, ser corrigido – mesmo que à base da força. A partir dessa perspectiva podemos afirmar, exceto:
a) Guerras contra o Oriente Médio e o Extremo Oriente podem ser declaradas com mais facilida- de a partir de justificativas fundamentadas no Orientalismo.
b) O fato de Patanjali ter fundado uma escola filosófica na Índia e, posteriormente, ter influen- ciado o pensamento grego (tipicamente ocidental), pode ter contribuído para o surgimento do Orientalismo.
c) Acreditar que os povos do Oriente são incapazes de conceber reflexões filosóficas equiva- lentes ou superiores àquelas desenvolvidas no Ocidente se configura como um preconceito característico de uma visão eurocêntrica orientalista.
d) Reduzir a identidade do mundo árabe ao fanatismo religioso é consequência de uma perspec- tiva orientalista ostensivamente difundida no Ocidente nos últimos séculos.

Respostas

respondido por: melorhayra
16

Letra C: Acreditar que os povos do Oriente são incapazes de conceber reflexões filosóficas equiva- lentes ou superiores àquelas desenvolvidas no Ocidente se configura como um preconceito característico de uma visão eurocêntrica orientalista.


fabiabertao2004: obg
Perguntas similares