• Matéria: Português
  • Autor: stephylili1111
  • Perguntado 4 anos atrás

Suponha que você é um especialista em plano de negócios e análises mercadológicas e recebeu as clientes Bruna e Roberta. Nessa situação, descreva os passos para realizar uma análise mercadológica que possibilite a Bruna e Roberta compreenderem tanto o perfil do público-alvo quanto da concorrência.

Respostas

respondido por: evertonataide84
8

Resposta:

O primeiro passo será ter uma visão geral do setor. Nesta etapa o setor é descrito com detalhes e as direções que ele está tomando são discutidas. Nesse momento é fundamental também discutir as principais métricas, como tamanho, tendências e crescimento projetado.

Em seguida devemos analisar o mercado alvo. Essa seção pode ser considerada a mais importante da análise do setor, pois é nesse momento que o público-alvo que a organização pretende atingir é definido. Para essa definição, são necessárias informações como demografia, localização geográfica, faixa etária, níveis de renda e profissões, por exemplo.

Em seguida vem o estudo da concorrência.  Um estudo eficiente da concorrência consistirá em, além de saber quais as outras empresas estão competindo (no caso restaurantes especializados em culinária orgânica), uma pesquisa aprofundada sobre os pontos fracos dos concorrentes e como a empresa irá superá-los.

Na etapa final, devemos olhar para os preços e previsões de vendas. Essa etapa da análise de mercado consiste em um duplo movimento. A primeira parte é definir os preços dos bens ou serviços que serão ofertados e, depois disso, estabelecer uma previsão de vendas futuras, com o objetivo de entender melhor qual será a possível participação da empresa no mercado.

Durante esses passos para realizar a análise mercadologia, Bruna e Roberta podem responder perguntas especificas que tenham o potencial de nortear os pontos que devem ser observados, ajudando a identificar seu público-alvo, se a ideia do negócio é viável, perfil da concorrência, entre outros.

Alguns exemplos dessas perguntas serias:

Quem são nossos clientes em potencial?

Quais são os seus hábitos de compras?  

Quantos deles possivelmente existem na região que iremos operar?

Quanto os clientes estão dispostos a pagar por nossos produtos?

Quem são nossos concorrentes?  

Quais são os pontos fracos e fortes dos nossos concorrentes?  

O que podemos oferecer de diferente dos concorrentes como diferencial que pode nos ajudar a superá-los?  

Explicação:

respondido por: nadialahass
0

Resposta:

Para superar os desafios que as sócias enfrentam, a análise mercadológica pode seguir as seguintes etapas:

O primeiro passo para a realização da análise mercadológica é o estudo do setor. Nessa etapa, você irá descrevê-lo detalhadamente e discutirá suas tendências. É o momento de explicitar as principais métricas do setor, com seu tamanho e crescimento projetado. É necessário lembrar que essa pesquisa e análise são diferentes das pesquisas de mercado. Ao estudar o setor, você observará as empresas similares e esse movimento é diferente da pesquisa de mercado, na qual você estará aprendendo sobre seus clientes.

O segundo passo é o estudo do mercado-alvo. Esta seção pode ser considerada a mais importante, pois é aqui onde você revelará quem será a clientela ideal. É preciso ressaltar que podem emergir diferentes tipos de clientes, logo, será necessário realizar uma segmentação de mercado. Esse processo consistirá em agrupar os tipos semelhantes de consumidores em segmentos e descrever os atributos de cada um desses segmentos.

O terceiro passo é o estudo da concorrência. Além de saber com que outras empresas competirá, uma boa análise competitiva indicará os pontos fracos desses concorrentes. Com esse conhecimento, poderá se diferenciar ao oferecer produtos e serviços que contemplem demandas que os concorrentes não conseguem abordar.

Por fim, o último passo é a definição dos preços. Essa etapa é de fundamental relevância, pois deve garantir que o preço seja mais do que o necessário para produzir e entregar o produto ou serviço. Além disso, é fundamental ter em mente a mensagem, seja positiva ou negativa, que seu preço pode enviar aos seus consumidores a respeito da qualidade de seus produtos ou serviços.

Explicação:

Perguntas similares