Respostas
Período Homérico:
- Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso. Cidades inteiras foram destruídas, desde Troia até Gaza.
- A língua grega passou a ser escrita.
- Os gregos do período homérico viviam em habitações menores e mais esparsas, o que sugere a fome, escassez de alimentos e uma queda populacional.
- O contato entre poderes do mundo exterior também foi perdido durante essa época, resultando num progresso cultural vagaroso, bem como uma atrofia em qualquer tipo de crescimento.
- Os reis desse período mantiveram sua forma de governo até que foram substituídos por uma aristocracia. Mais tarde, em algumas áreas, essa aristocracia foi substituída por um setor aristocrático dentro de si próprio - a elite da elite.
- As técnicas militares de guerra tiveram seu foco mudado da cavalaria para a infantaria, e devido ao barato custo de produção e de sua disponibilização local, o ferro substituiu o bronze como metal, sendo usado na manufatura de ferramentas e armas. Lentamente a igualidade cresceu entre os diferentes estratos sociais, resultando na usurpação de vários reis e na ascensão do geno, ou família.
- A arte cerâmica do período homérico grega consistia em desenhos geométricos simplistas, a decoração figurativa da produção micênica anterior sendo inexistente.
Período Arcaico:
- Construção dos primeiros templos.
- Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período.
- Formação e desenvolvimento da pólis (cidades-estado da Grécia Antiga). As cidades-estado mais importantes do período arcaico foram: Atenas, Esparta, Tebas e Corinto.
- Desenvolvimento da arte cerâmica com suas pinturas, retratando aspectos culturais da Grécia Antiga.
- Intensificação do processo de colonização de várias regiões da Península Balcânica e ilhas gregas. Formação de colônias gregas na Magna Grécia, após período de grande crescimento populacional na região continental entre os séculos VIII a.C. e VII a.C.
- Surgimento do alfabeto fonético grego.
- Na Filosofia o período ficou conhecido como Pré-Socrático. Várias escolas filosóficas se desenvolveram neste período como, por exemplo, Escola Jônica, Escola Itálica e Escola Eleática e Escola Eclética. Os principais filósofos do Período Arcaico foram: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Xenófanes, Parmênides de Eléia e Arquelau de Atenas.
- Surgimento dos Jogos Olímpicos em 776 a.C.
- A escultura grega teve grande influência da egípcia, principalmente nas primeiras décadas do período arcaico.
- Foi um período de gestação da mitologia grega, com o desenvolvimento de muitos mitos.
- Intensificação do comercio marítimo grego no Mediterrâneo.