Respostas
QUESTÃO 1-
Manso senhorial: O manso senhorial correspondia à metade das terras cultiváveis em todo o feudo. Os alimentos ali produzidos eram integralmente repassados ao dono das terras e o servo tinha a obrigação de dedicar entre três a quatro dias da semana ao cultivo destes terrenos.
Manso servil: Manso Servil: terra dos servos, onde cultivavam seus produtos, produzindo o necessário para a sobrevivência. Em troca, eles realizavam diversas obrigações e pagavam impostos aos senhores feudais. Manso Comum: área comum a todos os grupos que incluía os pastos, as florestas e os bosques.
Terras comunais: As Terras comunais eram áreas do feudo que possuíam um uso coletivo, como florestas, bosques e pastos. Mas para cada feudo existiam regras diferentes para utilização dessas áreas comum, principalmente levando em questão de qual classe social era a pessoa.
QUESTÃO 2-
Considera-se que a sociedade feudal era estamental por ser dividida em estamentos, ou seja: classes sociais fixas de difícil ou nenhuma mobilidade social. Era formada por: Nobreza: os donos de terras, senhores feudais e cavaleiros, que possuíam riquezas e controlavam a produção agrícola ou cuidavam da proteção.
QUESTÃO 3-
Clero: representava a camada relacionada com o sagrado, ou seja, aqueles que rezavam e fortaleciam a religião católica (papas, bispos, cardeais, monges, abades e padres). Em suma, era a classe detentora do poder da Igreja (a mais poderosa instituição feudal) e aquela que sabia ler e escrever.
Nobreza: eles compunham a classe social detentora das forças militares e de uma parcela considerável das terras disponíveis no mundo feudal. Mediante essas prerrogativas, ocupavam junto ao clero importantes funções políticas que marcaram o período.
Servos: compunham a sociedade feudal, eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação ao seu senhor. ... Na condição de servos, esta classe de camponeses devia realizar todo o trabalho agrícola responsável pelo sustento de todas as ordens feudais.
QUESTÃO 4-
Dizemos que o feudo era autossuficiente porque ele era autônomo, isto é, cada feudo possuía o seu próprio sistema, como se fosse uma cidade-independente. Cada feudo tinha as suas plantações, que geravam alimentos para a sobrevivência da população.
Além disso, havia também padeiros, pedreiros, soldados e a administração era realizada pelo senhor feudal. Cada feudo possuía uma estrutura suficiente para manter todos vivos e seguros, e por isso dizemos que o feudo era autossuficiente.
QUESTÃO 5-
Feudo também era em benefício, muitas vezes uma área territorial, que o senhor doava a um nobre. Aquele que fazia a doação era chamado de suserano ou senhor, enquanto o que recebia a doação chamava-se vassalo.
QUESTÃO 6-
Corveia: Corvéia: tinha que trabalhar de graça para o senhor feudal, por 3 dias. A corveia ou corveia real (do latim corrogare, exigir, através do francês corvée) é uma obrigação presente no modo de produção feudal e correspondia ao pagamento através de serviços prestados nas terras ou instalações do senhor feudal ou estado.
Talha: A Talha era uma das obrigações feudais, na qual o servo deveria repassar para os seus senhores feudais metade de tudo aquilo que ele produziu. (Exemplo) Se um servo produzir 12 quilos de arroz, 6 quilos terão que ser repassados para o seu senhor feudal, pois este será o pagamento da talha.
B
Banalidade: Banalidades eram tributos da época feudal pagos pelo servo para a utilização de bens de propriedade do senhor feudal, pela utilização de equipamentos e instalações do senhorio (celeiros, fornos, moinhos, pontes, etc...), pois o senhor feudal detinha todos estes equipamentos.
espero ter ajudado