• Matéria: História
  • Autor: neviolarareserva
  • Perguntado 4 anos atrás

Assinale a alternativa correta sobre os conflitos entre árabes e judeus: *

1 ponto

a) Palestina, o Estado árabe, foi proclamado oficialmente em 1948, com o apoio dos Estados Unidos. No entanto, os países árabes vizinhos não aceitaram o novo Estado e atacaram-no tentando impedir sua implantação.

b) Desde a criação do Estado de Israel, os palestinos árabes e judeus, dispersos ou refugiados, vêm lutando para ter um Estado Palestino Árabe. Surge assim a OPEP (Organização para a Libertação da Palestina).

c) Israel, o Estado judeu, foi proclamado oficialmente em 1948, com o apoio dos Estados Unidos. No entanto, os países árabes vizinhos não aceitaram o novo Estado e atacaram-no tentando impedir sua implantação.

d) O conflito entre árabes e judeus é uma questão isolada no Oriente médio, que não interfere em outros países. Estão localizados em uma região sem qualquer importância para o restante dos países.​

Respostas

respondido por: lairachanoficial
39

Resposta:

1 -C e a 2 -A

1 - C) Israel, o Estado judeu, foi proclamado oficialmente em 1948, com o apoio dos Estados Unidos. No entanto, os países árabes vizinhos não aceitaram o novo Estado e atacaram-no tentando impedir sua implantação.✔

Explicação:

A resposta correta é a alternativa C. Em 1947, a Organização das Nações Unidas, aprovou um plano de partilha da Palestina em dois Estados: um judeu e outro árabe. Em 14 de maio de 1948, os judeus fundaram o Estado de Israel, que foi imediatamente reconhecido pelos EUA. Os países árabes reagiram à criação do Estado de Israel atacando-o militarmente. Israel venceu a disputa e ocupou cerca de 25% do território reservado aos palestinos no plano de partilha. O Estado Palestino não foi criado.

2 - A)O fundamentalismo de grupos islâmicos que promovem atentados terroristas contra civis israelenses e se recusam a aceitar o Estado de Israel; a construção de novos assentamentos judeus na parte oriental de Jerusalém, reivindicada pelos palestinos como sua capital; a existência de um muro construído pelo governo de Israel para a proteção dos colonos israelenses na Cisjordânia.✔

Explicação:

A resposta correta é a alternativa A. Apesar de mais de cem países, inclusive o Brasil, reconhecerem a legitimidade de um Estado palestino, ele continua apenas no papel. Atualmente, a violência entre palestinos e judeus parece não ter fim, com seguidos episódios de ataques mútuos.


kyriasilva19: obrig
roldojunior64: Vlw manin Taj
renata2112sr: certinho valeu,excelente resposta muito completa
giseledasilvasantos0: Obrigada=D
lairachanoficial: de nada! ( •̀ .̫ •́ )✧༼ つ ◕_◕ ༽つ
mig250906: vlw
mig250906: acho q até peguei outra resposta sua hoje sobre o Clasroom
lairachanoficial: (✿◡‿◡)(❁´◡`❁)
respondido por: nataliafransantos
7

Israel é um Estado judeu proclamado no ano de 1948, pelo líder dos judeus na época. Dias depois, países árabes da região realizaram a sua invasão (Egito, Síria, a atual Jordânia, Líbano e Iraque (alternativa c).  

A região é palco de disputas históricas entre diferentes povos. Em 1947 a ONU propõe a partilha da região em dois territórios: um árabe e outro judeu, e a cidade de Jerusalém (território importantes para o cristianismo, judaísmo e islamismo) teria um regime especial.  

Os judeus aceitaram a oferta, mas os palestinos não estavam dispostos a aceitar a proposta. Em 1948 aconteceram dois eventos importantes: os britânicos que dominavam a região se retiraram oficialmente e o líder judeu, na época, proclamou a criação do Estado de Israel.  

A criação de Israel provocou fortes reações entre os estados árabes da região que invadiram Israel iniciando a primeira de uma série de guerras na região.  

Apesar de intervenção da ONU e diversas tentativas de pacificar a região, o território permanece em conflito até os dias atuais, causando um enorme número de refugiados e perdas para ambos os lados do conflito.

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

brainly.com.br/tarefa/13258292

Anexos:
Perguntas similares