Respostas
Em 205 aC, Eratóstenes mediu com sucesso a circunferência da Terra, medindo o comprimento da sombra projetada por uma vara. Ele fez a medição em Alexandria e cronometrou a coincidência quando o Sol estava diretamente acima de Syene. 2222 anos depois, alguns Terraplanistas tentaram refutar o experimento de Eratóstenes. Eles dizem que o experimento pode ser aplicado ao modelo da Terra plana.
Na foto abaixo (ou do lado), ambas estão corretas.
Assumindo que a Terra é esférica e o Sol está muito distante, podemos determinar a circunferência da Terra (figura da direita).
Assumindo que a Terra é plana e os raios solares não são paralelos, podemos determinar a distância ao Sol (imagem da esquerda).
Usando o modelo da Terra plana, eles concluíram que a distância para o Sol é de apenas 3.000 a 5.000 km (1850-3100 mi).
Eratóstenes fez seu experimento fazendo medições em dois locais: Alexandria e Syene. Mas podemos facilmente modificar seu experimento fazendo medições em três ou mais locais, e o modelo da Terra plana é instantaneamente refutado.
Resposta:
Eratóstenes foi o primeiro a medir a circunferência da Terra com boa precisão e comprovar que ela é redonda. Para isso, ele desenvolveu um sistema baseado na semelhança dos triângulos.
Primeiro, ele mediu a distância entre duas cidades egípcias, em linha reta, que estão no mesmo meridiano: Siena e Alexandria, a qual valia aproximadamente 800 km.
No dia do solstício de verão (21 de junho), ao meio-dia, ele mediu, em Alexandria, com o auxílio de uma vara colocada no solo, o ângulo de inclinação do Sol, que deu 7,2° que são aproximadamente 1/50 de uma circunferência (360°).
Logo, ele fez uma regra de três para calcular o comprimento da circunferência da Terra determinando que 800 km x 50 = 40.000 km, de modo que deve ser este o valor da circunferência da Terra.
Explicação: