Respostas
Resposta: A dormência de sementes é um recurso de adaptação evolutiva utilizado pelas plantas para germinarem na época mais propícia ao seu desenvolvimento, buscando através disto garantir a perpetuação da espécie. ... O bloqueio só será rompido se condições específicas, variáveis de entre espécies e indivíduos, ocorrerem.Algumas causas de dormência das sementes:
Tegumento impermeável: as sementes com estas características, são chamados de sementes com casca dura, por não conseguirem absorver água e/ou oxigénio.
Embrião fisiologicamente imaturo ou rudimentar: no processo de maturação da semente o embrião não está totalmente formado, sendo necessário fornecer condições favoráveis para o seu desenvolvimento.
Substâncias inibidoras: são substâncias existentes nas sementes que podem impedir a sua germinação.
Combinação de causas: necessariamente as sementes não apresentam somente um tipo de dormência, podendo haver na mesma espécie mais de uma causa de dormência.
Alguns processos para quebra de dormência das sementes:
Escarificação química: é um método químico, feito geralmente com ácidos (sulfúrico, clorídrico etc.), que possibilita as sementes a executar trocas de água e/ou gases com o meio envolvente.
Escarificação mecânica: é a abrasão das sementes sobre uma superfície áspera (lixa, piso áspero etc.). É utilizado para facilitar a absorção de água pela semente.
Estratificação: consiste num tratamento húmido à baixa temperatura, auxiliando as sementes na maturação do embrião, nas trocas gasosas e na embebição pela água.
Choque de temperatura: é feito com alternância de temperaturas variando em, aproximadamente, 20ºC, durante períodos de 8 a 12 horas.
Água quente: é utilizado em sementes que apresentam impermeabilidade do tegumento e consiste na imersão das sementes em água à temperatura de 76 a 100ºC, com um tempo de tratamento específico para cada espécie.
Explicação: