ME AJUDEM POR FAVOR, PRECISO URGENTEE DESSAS RESPOSTAS
Fazer uma pesquisa com dados históricos, conceitos, características e curiosidades sobre a seguinte teoria:
NEO MALTHUSIANISMO
Dados históricos:
Conceitos:
Características:
Curiosidades:
O MAIS COMPLETO POSSÍVEL POR FAVOR
Respostas
Resposta:
Olá
Explicação:
NEO MALTHUSIANISMO
Dados históricos: Thomas Robert Malthus (1766-1834), economista liberal e historiador inglês, elaborou ao final do século XVIII uma teoria populacional que apontava para o desequilíbrio existente entre os crescimentos demográficos e a disponibilidade de recursos na Terra. Em seu livro Ensaio sobre o princípio da população, ele afirmava categoricamente que o planeta, em pouco tempo, não seria capaz de atender ao número de habitantes existentes. O neomalthusianismo somente se firmou entre os estudiosos da demografia após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), em função da explosão demográfica ocorrida nos países subdesenvolvidos. Esse fenômeno foi provocado pela disseminação, nos países subdesenvolvidos, das melhorias ligadas ao desenvolvimento da medicina, o que diminuiu a mortalidade sem, no entanto, que a natalidade declinasse.
Conceitos: Thomas Malthus, em sua obra Ensaio Geral sobre a População, argumentava que a relação entre a quantidade de habitantes no mundo era desproporcional à quantidade de alimentos e recursos naturais disponíveis, de modo que o crescimento populacional seria muito mais intenso que o crescimento produtivo. No entanto, Malthus não defendia o controle populacional comandado pelo Estado e, muito menos, por meio da adoção de métodos contraceptivos, em uma perspectiva conhecida como malthusianismo.
Características: Como dito anteriormente, a teoria neomalthusiana é uma retomada da teoria desenvolvida por Malthus. Segundo sua teoria, a produção de alimentos cresceria em uma progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5...), enquanto o crescimento populacional se daria em uma progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16, 32...). Assim, a produção de recursos seria incapaz de dar conta da necessidade da população, causando um declínio da qualidade de vida. Desse modo, Malthus propôs uma reeducação moral que visasse a responsabilização dos indivíduos sobre o controle de natalidade e, consequentemente, para a manutenção das condições de vida. Caberia aos indivíduos, estimular a abstinência, os casamentos tardios e o planejamento familiar (só possuir uma quantidade de filhos que conseguisse alimentar). A partir do século XIX, as revoluções industriais e o desenvolvimento tecnológico da produção geraram descrédito sobre a teoria malthusiana. Entretanto, a partir da segunda metade do século XX e a explosão demográfica em todo mundo, a teoria malthusiana passou a ser retomada por alguns estudiosos.
Curiosidades: Algumas medidas adotadas por entidades mundiais (ONU, FMI, Banco Mundial, UNICEF, entre outros) nos países subdesenvolvidos, ajustadas a cada população, são exemplos de políticas de controle de natalidade: esterilização em massa de populações pobres (como foi feito na Índia e na Colômbia); distribuição gratuita de anticoncepcionais; assistência médica para uso de dispositivos intrauterinos (DIUs); divulgação de um modelo de família bem-sucedida, com no máximo dois filhos, em programas de televisão, na publicidade e no cinema.
O mais completo possível