Respostas
Resposta:
Kernel é um termo genérico e a definição já está na pergunta. Ele é o núcleo do sistema operacional, é o que faz as coisas básicas que um sistema operacional deve fazer. Não inclui nele as ferramentas auxiliares que costumam estar presentes nos SOs para facilitar o acesso às suas funções.
Microkernel é uma tipo específico de kernel. Talvez a pergunta seria melhor se fosse a diferença entre um kernel monolítico e um microkernel.
Enquanto o monolítico tenta colocar todas funções principais do sistema operacional dentro do kernel, dentro de um processo especial que tem diversos privilégios, o microkernel tenta colocar só o necessário e deixar tudo o que não precisa estar no núcleo central como serviços auxiliares em processos diferentes e sem privilégios especiais.
O monolítico costuma ter melhor performance porque faz menos mudanças de contexto. Por ter um acesso privilegiado em muitas funções pode executar de forma mais eficiente.
O micronúcleo (microkernel) tende a ser mais confiável e seguro. Uma falha em componentes auxiliares não derruba todo o sistema operacional.
Explicação:
espero ser o que procura ;)