A partir da definição do que seria comunismo, você considera que esquerda e comunismo é a
mesma coisa ou tem diferenças?
Respostas
Resposta:
O que é Esquerda (política):
Surgiu na Revolução Francesa (1789) onde ganhou este significado devido aos parlamentares com este pensamento se concentrarem nos bancos a esquerda do Parlamento. Eram vistos como loucos na época devido ao posicionamento pouco ortodoxo e radical contra o sistema daquele século. Desejavam a República.
Ser de esquerda, originalmente, é ser contra o sistema vigente (Estado & Capitalismo). Qualquer ideologia que deseja retirar o Estado ou o sistema capitalista de forma abrupta ou revolucionária é considerado esquerdista.
Quem é contra a este segmento ideológico são os conservadores (ou reacionários) e capitalistas (liberal econômicos). A direita também podem ser favor de mudanças e progressos, mas de forma prudente.
Exemplo de uso da palavra Esquerda (política):
O Socialismo luta pelo Estado forte para combater o sistema financeiro capitalista; o comunismo de literário de Karl Marx enseja a igualdade com a comunhão de bens da sociedade sem o Estado; e a Anarquia deseja o fim do Estado (governo).
Comunismo: Substantivo
O que é Comunismo:
Doutrina ou sistema social que preconiza a comunidade de bens e a supressão da propriedade privada dos meios de produção: terras, minas, fábricas etc.
Exemplo de uso da palavra Comunismo:
O comunismo seria a etapa final de um sistema que visa a igualdade social e a passagem do poder político e econômico para as mãos das pessoas que compõem a comunidade.
Explicação: