Respostas
Resposta:
unidade microscópica estrutural e funcional dos seres vivos, constituída fundamentalmente de material genético, citoplasma e membrana plasmática.
Explicação:
Resposta:
Célula é a menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva.
Foi descoberta em 1665 pelo matemático inglês Robert Hooke, que observou células de cortiça através do microscópio. Foi ele quem deu o nome "célula", do latim cella = pequena cavidade, compartimento ou peça de uma casa.
As células são envolvidas por uma membrana celular e preenchidas com uma solução aquosa concentrada de substâncias químicas chamado citoplasma, onde se encontram organelas dispersas.
Explicação:
Existem 2 tipos de células:
Células Procariontes: Não possuem carioteca (membrana nuclear). Fazem parte deste grupo as bactérias (arqueobactérias e eubactérias);
Células Eucariontes: Apresentam o núcleo separado do citoplasma pela carioteca. Compõem a maioria dos seres vivos (protozoários, fungos, plantas e animais).
Os seres vivos podem ser classificados como unicelulares ou pluricelulares, de acordo com o seu número de células:
Unicelulares: Formados apenas por uma única célula. São eles as bactérias, as cianofitas, os protozoários, as algas unicelulares e as leveduras;
Pluricelulares: Formados por várias células. São os fungos, as esponjas, os vegetais e os animais.
Em alguns seres pluricelulares as células organizam-se e formam tecidos, que são conjuntos de células que atuam coordenadamente para executar determinada função. Os tecidos, por sua vez, agrupam-se e formam os órgãos, que compõem os sistemas (digestivo, nervoso, respiratório, circulatório).