1) A primeira era da globalização e da liberalização terminou no banho de sangue da Primeira Guerra Mundial, quando a disputa geopolítica imperial interrompeu precocemente a marcha global para o progresso. Nos dias seguintes ao assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando em Sarajevo, constatou-se que as grandes potências acreditavam muito mais no imperialismo que no liberalismo, em vez de unir o mundo mediante um comércio livre e pacífico elas se concentraram em conquistar uma fatia maior do mundo pela força bruta. (HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras. 2018, p. 28)Nos primeiros dias de agosto de 1914, o mundo presenciou o início de um conflito, “a grande guerra mundial”, do tipo que a Europa e o restante do mundo não viam há mais de um século, quando os exércitos napoleônicos foram derrotados. A crise que resultou na Primeira Guerra Mundial deu-se em um contexto internacional, cujas raízes estão relacionadas *
a) à ameaça em que a Sérvia se tornara ao Império Austro-Húngaro, ao aumentar sua população para 4,5 milhões de habitantes, o exército para 260 mil homens e, ainda, por cobiçar a Bósnia-Herzegovina, com o fim da Guerra dos Bálcãs.
b) aos efeitos negativos produzidos, no campo da política internacional, pela aliança estabelecida entre Alemanha, França e Império Austro-Húnguro, ao estatuto do grande império Britânico.
c) às reações produzidas pela Inglaterra à influência da Tríplice Aliança sobre os “domínios britânicos” de governo autônomo, que, por estarem entre os países mais prósperos do planeta, seriam importantes para os esforços de guerra.
d) ao apoio dado pela Rússia à Sérvia, quando esta foi invadida pelo exército austro-húngaro, acontecendo a anexação da Bósnia- Herzegovina, entre os anos de 1912-1913.
e) à mutação do nacionalismo racial da era romântica, em nacionalismos culturais aguçados pelo darwinismo de linguagem bélica, propiciando a emergência de argumentos científicos para políticas ofensivas dos Estados europeus.
2) Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que: *
a) difundiu as teorias socialistas
b) acirrou as disputas territoriais.
c) superou as crises econômicas
d) multiplicou os conflitos religiosos.
e) conteve os sentimentos xenófobos.
3) A Primeira Guerra Mundial foi um marco na história da humanidade. Foi a primeira guerra do século XX e o primeiro conflito em estado de guerra total, em que uma nação mobiliza todos os seus recursos para viabilizar o combate. São considerados os fatores determinantes da Primeira Guerra Mundial, EXCETO: *
a) O ataque japonês a Pearl Harbor foi também palco de disputas territoriais e ataques inimigos.
b) A morte do herdeiro do trono austríaco Francisco Fernando e sua esposa, no dia 28 de junho de 1914.
c) O antigermanismo francês, em consequência da Guerra Franco-Prussiana, na qual a França foi derrotada e obrigada a entregar para os alemães as regiões de Alsácia e Lorena.
d) O imperialismo e o colonialismo gerados pelo extraordinário crescimento industrial que acirrava os choques de interesse econômico e político entre as potências industrializadas.
me ajudem ai gente por favor,desde ja agradeço.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
1) a) à ameaça em que a Sérvia se tornara ao Império Austro-Húngaro, ao aumentar sua população para 4,5 milhões de habitantes, o exército para 260 mil homens e, ainda, por cobiçar a Bósnia-Herzegovina, com o fim da Guerra dos Bálcãs.
2) b) acirrou as disputas territoriais.
3) a) O ataque japonês a Pearl Harbor foi também palco de disputas territoriais e ataques inimigos.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás