Entre os séculos XV a XVIII predominou na Europa um conjunto de práticas econômicas, adotadas por países europeus no qual pregava que a riqueza de uma nação vinha do comércio através do acúmulo de ouro e prata e que cabia ao Estado através de seus soberanos intervir nos assuntos econômicos. Tal prática denominou-se:
5 pontos
A Mercantilismo.
B Liberalismo.
C Nacionalismo
D Neoliberalismo.
Respostas
Resposta:
O bulionismo (do inglês bullion: ouro em pequenos lingotes) ou bulhonismo ou metalismo é uma teoria econômica da Idade Moderna (1453-1789) que quantifica a riqueza através da quantidade de metais preciosos possuídos. Foi uma das práticas econômicas usadas no mercantilismo.
Explicação:
Baseia-se na crença de posse e acúmulo de ouro e metais preciosos,o metal é a maior fonte de riquezas, confundindo estes com capital, não investindo em atividades lucrativas como manufaturas, comércio, etc. Um exemplo de um país bulionista no período citado foi a Espanha, que não percebeu que o acúmulo de metais preciosos (ouro e prata) era apenas uma ilusão de prosperidade, tornado-se periferia econômica na Europa enquanto a economia mineradora na América, principal fonte de riqueza espanhola, se esgotava.