• Matéria: História
  • Autor: annasilvams
  • Perguntado 9 anos atrás

o governo republicano no inicio do seculo encarava a pobreza como fonte de males sociais e procurou combater seus efeitos com uma politica de "higienizacao" do espaço urbano. Qual sua opniao sobre isso?

Respostas

respondido por: arthurhister
27
Tal "política de higienização" tem controvérsias quanto a sua efetividade. Historiadores atuais já remetem essa política a ideia de esbranquiçamento da população. Lembre que durante esse período (República Velha) as ideias da medicina moderna (eugenia, evolucionismo social, etc) vigoravam no Brasil; logo, era necessário tomar algumas medidas para a derrubada dos cortiços - onde grande parte da população negra residia e onde se encontravam grande parte das doenças daquele periodo - e a segregação dos negros. Deste modo, a higienização foi algo produtivo para combater as doenças que vigoravam naquela época, como a febre amarela, por exemplo; no entanto, gerou uma maior segregação do negro na sociedade pós-escravista
respondido por: mayaravieiraj
8

Primeiramente, a pobreza não é nenhuma causa. A pobreza é uma consequência, um efeito do enriquecimento das elites. A culpa é dos mais ricos que existam pessoas miseráveis. As pessoas não começam suas vidas com as mesmas condições e espera-se que elas possam chegar aos mesmo lugares, mas é tudo falácia para manter as massas sem se rebelar.

Com esse processo de "higienização", tudo que o governo republicano brasileiro conseguiu foi segregar ainda mais as parcelas mais pobres da população. Além disso estimulou ainda mais o racismo e o preconceito existente contra os negros ao trazer imigrantes de países europeus para tentar esbranquiçar a população brasileira, mostrando que os governantes eram extremamente ignorantes e racistas.

Outro ponto importante foi a vacinação compulsiva da população, reformas em saneamento básico.

Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/13410894

Anexos:
Perguntas similares