Descreva o significado dos seguintes conceitos:Civilização e Barbárie
Respostas
Resposta:
Civilização e barbárie
No panorama da segunda metade do século XIX e início do século XX, quando se vivia uma ideologia de modernização e de progresso, a temática de Civilização e barbárie foi base dos mais diversos debates, adequando-se à ideia de civilização o modo de vida do modelo europeu ocidental (em particular os das elites), configurando-se como seu oposto o bárbaro, que representaria tudo aquilo que não fazia parte deste modelo, seja na questão cultural ou racial.
Era o momento do auge do imperialismo europeu, que baseado na crença da superioridade da Europa Ocidental frente aos demais povos, como um pretexto para o domínio militar, econômico, político e cultural sobre o resto do mundo.
Para as elites de países como o Peru, era necessário se aproximar e se identificar com o mundo civilizado ou seja, a Europa Ocidental. Elas procuravam espelhar o imaginário europeu através de medidas superficiais como reformas urbanas, ou através de uma política de imigração claramente racista, priorizando o elemento branco, ou seja o civilizado, em franca oposição às massas mestiças, negras e índias que apesar de serem a maioria da população, faziam parte da barbárie.
Por esta razão, nesta perspectiva, o racismo se associava claramente à visão de civilização. Tomada como ciência, o racismo “cientifico”, foi uma ideologia constituída para justificar as desigualdades humanas, procurando mostrar que as estruturas de poder e dominação eram fruto de um desenvolvimento racial e não fruto das desigualdades sociais que se formaram ao longo do tempo.
As teorias raciais, portanto, representavam uma transferência de responsabilidade para a natureza dos problemas sociais. Desta forma os negros, índios e mestiços foram transformados em bárbaros, inferiores, um obstáculo ao desenvolvimento e ao progresso.
Explicação: