Respostas
A crise hídrica é resultado dos baixos níveis de água nos reservatórios, no momento em que deveriam estar em níveis normais para atender as necessidades da população.
No Brasil, a falta de água tornou-se mais grave a partir do ano de 2014. Na ocasião, a região Sudeste foi a principal afetada. A atual crise hídrica do Brasil é considerada a pior da história.
Os reservatórios dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais também apresentaram níveis preocupantes.
A região Nordeste também enfrenta a crise hídrica, inclusive, há mais tempo do que os estados da região Sudeste e que dura até o momento.
Enquanto a região Sudeste recuperou os níveis de água de seus reservatórios, o Nordeste é afetado pela pior seca do século. Essa situação levou várias cidades nordestinas a declarar estado de emergência ou calamidade pública entre 2015 a 2017.
Consequências
Entre as consequências da crise hídrica no Brasil estão:
•Redução da oferta de alimentos
•62% da energia do Brasil é gerada em usinas hidrelétricas. Assim, a falta de água também compromete •o fornecimento de energia elétrica
•Diminuição da oferta de água para a população
•Impactos na economia
* Soluções *
Para enfrentar a escassez de água algumas atitudes devem ser adotadas. As ações envolvem o nível governamental, comunitário e individual. São elas:
Utilizar a água de maneira racional
Reuso da água
Reutilizar a água da chuva
Conservar as bacias hídricas, nascentes de água e rios
Técnicas de irrigação mais eficientes
Tratamento de água