• Matéria: História
  • Autor: jussaracanalyy
  • Perguntado 4 anos atrás

Conforme afirma Habermas:



O conceito de modernização refere-se a um conjunto de processos cumulativos e de reforço mútuo: à formação de capital e mobilização de recursos; ao desenvolvimento das forças produtivas e ao aumento da produtividade do trabalho; ao estabelecimento do poder político centralizado e à formação de identidades nacionais; à expansão dos direitos de participação política, das formas urbanas de vida e da formação escolar formal e, à secularização de valores e normas (HABERMAS, Jurgen. O discurso filosófico da Modernidade, São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 5)



Quando Habermas refere-se a “processos cumulativos” e a “reforço mútuo”, considerando as leituras obrigatórias indicadas nas orientações semanais de estudo, do que ele está falando? A quais eventos e dinâmicas históricas ele está se referindo? Quais seriam esses “processos cumulativos” e no que consiste esse “reforço mútuo”?

Produza, assim, um pequeno texto (10 ou 12 linhas no máximo) respondendo essas perguntas e expondo as conclusões às quais chegou.

Respostas

respondido por: Paralelepipedo12
0

Resposta:

Explicação:

urgente

respondido por: raquellilianebezerra
0

Resposta:

d

Explicação:

A alternativa que se relaciona com a citação de Habermas (2002) sobre o conceito de modernização é a pretensão de rejeitar a tradição, submetendo tudo ao exame crítico da razão e à experimentação. Não se trata do dinamismo e uma mudança incessante, questionando as suas próprias conquistas, nem de grandes eventos que marcaram, até por que a Escola de Annales não faz parte desse período histórico. Nem tampouco refere-se a ideia de que o mundo é passível de repetições. Também não se limita a ideia de desilusão ou desencanto do mundo e extinção das formas tradicionais de autoridade e saber

Perguntas similares