No conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, a protagonista termina a narrativa com a seguinte frase: “Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante".
Com base nessa frase, assinale a alternativa CORRETA.
A) A autora expressa que a menina cresceu e não se interessou mais pelo livro porque tem um amante.
B) Clarice Lispector expressa que a menina já não se interessa mais pelo livro, e que a felicidade clandestina se realizou no momento em que o conseguiu.
C) A autora define como uma metáfora o que é a felicidade clandestina, já que uma mulher ao ter um amante vive situações de perigo, mas lhe proporcionam felicidade.
D) Clarice Lispector expressa a relação entre a infância e a vida adulta da protagonista.
E) Clarice Lispector expressa a troca do livro por um amante.
Respostas
Resposta:
letra C) A autora define como uma metáfora o que é a felicidade clandestina, já que uma mulher ao ter um amante vive situações de perigo, mas lhe proporcionam felicidade.
Explicação:
Coloquei no CMSP e está certo.
C) A autora define como uma metáfora o que é a felicidade clandestina, já que uma mulher ao ter um amante vive situações de perigo, mas lhe proporcionam felicidade.
O tipo de narração do conto "Felicidade clandestina" é do tipo narrador personagem.
Na Literatura e na Língua Portuguesa, o narrador personagem normalmente está inserido na história, participando dela na primeira pessoa.
O narrador personagem geralmente participa diretamente da história. Portanto, ele conta os fatos da história a partir do seu próprio ponto de vista, assim como as suas deduções e pensamentos.
Existem três tipos de narradores:
- Narrador personagem;
- Narrador observador (não participa da história, apenas conta os fatos de maneira imparcial);
- Narrador onisciente (narrado em terceira pessoa e sabe de tudo sobre os fatos e personagens).
Mais em: brainly.com.br/tarefa/20719193