Respostas
Resposta:
O Manganês (Mn) é o átomo em seu estado normal. Já o Manganês 2+ () é o átomo em forma de íon, no caso, é um cátion (significa que ele perdeu 2 elétrons).
Explicação:
O Mn (normal) possui 25 elétrons e sua distribuição eletrônica é:
1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d5 --- veja que a maior camada é a de número 4, a qual tem 2 elétrons (4s2). Logo, O Mn normal tem 2 elétrons na camada de valência.
Já o Mn em forma de íon perdeu dois elétrons. Quando ocorre uma perda, esses elétrons são tirados da última camada, nesse caso, a camada 4. Assim, a distribuição do cátion
1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d5 (quase igual do outro, mas sem os 2 perdidos da camada 4)
OBSERVAÇÃO:
Quando um átomo perde ou ganha elétrons, ele passa a ser chamado de íon. Existem dois tipos de íons:
* Cátions: São os átomos que perderam elétrons, por isso ficam com carga + (pode parecer estranho ficar +, mas é porque os elétrons que saem têm carga negativa, assim, o átomo fica com mais prótons, que têm carga positiva, que elétrons)
* Ânions: São os átomos que ganharam elétrons, por isso ficam com carga - (aqui é o contrário do cátion, os elétrons, que tem carga negativa, entram e, assim, o átomo fica com mais elétrons que prótons)
Dica para memorizar: Quando você ganha um presente, você fica animado, assim, quando o átomo recebe um elétron (o presente), ele fica "ânionmado"