Respostas
Resposta:
Temos um exemplo: como plantações(plantar plantas e etc...) no solo.
Resposta:
Pondere o uso do plantio direto
O sistema plantio direto visa elevar a produtividade das culturas, permitindo um cultivo mais sustentável e possibilitando a implementação de áreas de grãos em regiões com solos rasos onde previamente o cultivo era muito mais dificultoso.
Atualmente essa técnica desponta como um dos meios mais eficientes para cuidar do solo, principalmente devido à mantença da palhada na superfície do solo. Essa palhada contribui com numerosos benefícios que ajudam a cuidar do solo. Entre os benefícios pode-se destacar:
Proporciona maior retenção de água no solo.
Promove a reciclagem de nutrientes, devido à maior concentração de matéria orgânica no solo.
Ajuda a melhorar a microbiologia do solo.
É de grande importância no controle de daninhas.
Mas, para que o plantio direto seja eficaz é preciso considerar a quantidade e a qualidade do resíduo — ou seja, da palhada.
2. Promova a rotação de culturas para cuidar do solo
Outra maneira bastante importante para cuidar do solo e aumentar a produtividade agrícola é adotar a rotação de culturas.
Todos nós sabemos que repetir a mesma cultura na mesma área diversas vezes gera muitos danos à cultura, além de obrigar o agricultor a intensificar seus esforços para manutenção do solo. Com o tempo certamente isso levará à degradação e à queda de produtividade.
Em contrapartida, a rotação de culturas promove uma diversificação no cultivo de espécies vegetais, ajudando a renovar o solo e reciclando suas propriedades nutritivas. Assim, as vantagens da rotação são:
A espécie cultivada deixa matéria orgânica no solo, enriquecendo-o.
A porosidade do solo aumenta, em razão do cultivo de espécies com diferentes tipos de raízes.
Facilita a penetração de água no solo, contribuindo para o aumento da atividade biológica e melhorando as condições nutricionais do solo para as plantas.
Aumenta a disponibilidade de nitrogênio no solo mediante uso de espécies leguminosas na rotação.
Quebra a persistência de pragas e doenças.
Além disso, com a rotação de culturas o solo é melhor aproveitado, ajudando a reduzir os custos, uma vez que serão utilizados menos defensivos e insumos na lavoura.
Explicação:
aq eu coloquei 2 formas de proteger
o solo espero ter ajudado