3) Leia o texto abaixo e responda a questão:
O texto analisa um aspecto da convivência de diplomatas recém-admitidos na carreira, momento em que passam por um curso de formação no Instituto Rio Branco: “Vejamos, em primeiro lugar, o questão dos trajes. O regulamento do diz que as pessoas devem se vestir com traje “passeio completo”, nada mais. Não diz nada em relação a cabelos, acessórios, cores de vestimenta ou outros aspectos da apresentação física. Contudo, esse é um aspecto de grande importância. Há casos de alunos que são repreendidos por vestir camisas escuras, gravatas “coloridas demais”, roupas muito apertadas ou decotadas, brincos ou colares muito grandes. Os casos de repreensão explícita por um superior hierárquico, no entanto, são bastante raros. A repreensão mais comum é silenciosa, feita com um olhar diferente, sentida nas pequenas coisas. Ademais, os próprios alunos controlam uns aos outros, fazendo comentários sobre as vestimentas alheias. É interessante como, principalmente entre os homens, um comentário sobre qualquer peça de vestuário gerava grande incômodo na pessoa. Ao final de dois meses no Instituto Rio Branco, é possível perceber um processo de homogeneização no vestuário dos alunos.”
Analise o texto segundo o conceito de fato social de Durkheim. Não se esqueça das três características fundamentais: coerção, generalidade e exterioridade.
Respostas
O texto explicita a noção de Fato Social descrito por Durkheim como instituições, normas e valores sociais que exercem controle sobre o comportamento dos indivíduos em sociedade. Dessa forma, um fato social não necessariamente é uma lei ou uma regra escrita, e pode ser um conjunto de normas expressas no dia a dia, tendo em vista que até o modo no qual os indivíduos se alimentam é ditado socialmente. No caso descrito pelo texto é perceptível que o fato social é geral, uma vez que todos os indivíduos que estão ali devem estar vestidos apropriadamente, coercitivo, pois são reprimidos por outros ao não se vestirem da maneira correta, e exterior já que é uma imposição de fora, não é algo formulado por alguém, e sim uma regra social. Assim, com o passar do tempo, os estudantes internalizaram tais regras para não sofrerem com a repressão de outros, demonstrando como os fatos sociais se impõe exteriormente e coercitivamente sobre eles.