4- O texto apresentado a seguir tem como assunto a polêmica provocada pelas ideias modernistas. Foi escrito por Antônio de Alcantara Machado, um dos autores da época. Leia-o com atenção e responda às questões propostas:
" A revolta destes principiantes é justíssima. A literatura brasileira constituía um vasto domínio pertencente à meia dúzia de cavalheiros mais ou menos respeitáveis. Ninguém ousava bulir no patrimônio sagrado. Seus donos contentavam-se em plantar de vez em quando uma rocinha de milho muito ordinária. É só. O enorme lote de terras riquíssimas continuava abandonado. Sem produzir cousa alguma. Não dava renda. Porém dava importância. Os produtos não apareciam. Ou eram miseráveis. Mas os cavalheiros passavam por grandes proprietários e era o que convinha.
Portanto a invasão da gente moça armada de talento e coragem, de Colt na cinta e machado na mão, guiando tratores Fordson e destruindo a dinamite, veio ofender direitos adquiridos, velhas vantagens sempre respeitadas, provocando o salseiro que sabemos.
Mas quem é que mandou essa gente não cuidar do que era seu? Ficar parada bem no meio da agitação enorme em que vivemos? Sempre fanática do carro de boi? Ignorante e estúpida?
Pois que essa gente vá se queixar agora ao bispo mais próximo. Enquanto a rapaziada consulta um agente de automóveis. Também o mais próximo. Que é para não perder."
a) A que foi comparada a situação da literatura brasileira do começo do século XX?
_________________________________________________b) " Seus donos contentavam-se em plantar de vez em quando uma rocinha de milho muito ordinária."
*Quem eram esses donos?_________________________________________________
* O que era "uma rocinha muito ordinária"?_________________________________________________c) Explique a ironia crítica contida nesse comentário: "Mas os cavalheiros passavam por grandes proprietários e era o que convinha".
_________________________________________________d) Segundo o autor, que objetivo tinham os jovens?
_________________________________________________
Respostas
respondido por:
10
A) O autor fez uma comparação ao tradicionalismo com terras de solo rico, em que não se aproveitavam, ele descreve como abandonado.
E a revolta dos principiantes seria o movimento modernista, que propunha romper com o antigo modelo, sem limitações.
B) Os "donos" descritos pelo autor, seriam os principais artistas do período tradicionalista.
E a "rocinha" seria o vasto campo da arte, em que as produções eram de baixo nível.
C) Os artistas da época não lutavam por melhorias, não buscavam por novas produções, se contentava com o pouco.
D) Os jovens tinham como objetivo uma revolta, fazer parte das produções artísticas.
antoniameiredesousa:
obg, vc me ajudou muito
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás