• Matéria: Sociologia
  • Autor: milena0707
  • Perguntado 4 anos atrás

(UEL) Segundo Émile Durkheim “[...] constitui uma lei da história que a solidariedade mecânica, a qual a princípio é quase única, perca terreno progressivamente e que a solidariedade orgânica, pouco a pouco, se torne preponderante”. Fonte: DURKHEIM, É. A Divisão Social do Trabalho, In Os Pensadores. Tradução de Carlos A. B. de Moura. São Paulo: Abril Cultural, 1977, p. 67.Por esta lei, segundo o autor, nas sociedades simples, organizadas em hordas e clãs, prevalece a solidariedade por semelhança, também chamada de solidariedade mecânica. Nas organizações sociais mais complexas, prevalece a solidariedade orgânica, que é aquela que resulta do aprofundamento da especialização profissional. De acordo com a teoria de Durkheim, é correto afirmar que:

a) As sociedades tendem a evoluir da solidariedade orgânica para a solidariedade mecânica, em função da multiplicação dos clãs.

b) As sociedades tendem a evoluir da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, em função da intensificação da divisão do trabalho.

c) Na situação em que prevalece a solidariedade mecânica, as sociedades não evoluem para a solidariedade orgânica.

d) Na situação em que prevalece a divisão social do trabalho, as sociedades não desenvolvem formas de solidariedade.

e) Na situação em que prevalecem clãs e hordas, as sociedades não desenvolvem formas de solidariedade e, por isso, tendem a desaparecer progressivamente.​

Respostas

respondido por: camykler
5
Letra B, a intensificação da divisão do trabalho faz com que cada vez mais as funções sejam dependentes umas das outras, assim formando um grande “organismo” por isso é chamada de solidariedade orgânica
Perguntas similares