Em 1964, nos Estados Unidos, às 3h20 da madrugada, uma mulher de 28 anos voltava para casa após o trabalho. Ela era gerente de um bar da região. Diante do seu domicílio, na calçada, foi apunhalada por um homem. Vários moradores das casas vizinhas observaram a cena. Da sacada de um apartamento em frente, um homem gritou: "deixe a moça em paz". O agressor afastou-se por alguns instantes, mas voltou em seguida, apunhalando-a de novo, enquanto ela gritava por socorro. Outras luzes se acenderam, ele pegou seu carro e partiu. Catherine Genovese arrastou-se até a sua porta e tentava abri-la, quando o agressor voltou e lhe deu um golpe fatal.
Às 3h50, a polícia recebeu um chamado de vizinhos e em dois minutos chegou ao local. Dentre as trinta e oito pessoas que assistiram ao assassinato, apenas um homem, uma senhora de 70 anos e uma jovem vieram falar com os policiais. O homem explicou que ao presenciar a agressão, não sabia o que fazer e ligou para um de seus amigos advogados. Depois foi ao apartamento da mulher de 70 anos para lhe pedir que telefonasse para a polícia. Resmungou que ele mesmo não queria se envolver nesse caso. Quando a polícia ouviu os moradores após a tragédia, muitos confessaram não saber por que não tomaram providência alguma. Um deles afirmou que tinha sono e por isso preferiu voltar pra cama; uma dona de casa achou que era briga de namorados e que, portanto, não era problema dela; outros tiveram medo de intervir; e alguns não sabiam bem por que não tomaram providência alguma.
1. Como você avalia o comportamento dessas pessoas que assistiram ao crime?? Seria justo dizer que elas foram cúmplices desse crime? Justifique.
2. Supondo que você fosse uma dessas 38 pessoas, o que você faria?
3. Podemos constatar nesse relato a ausência de alguns valores. Você saberia dizer quais?
4. Caso esse crime ocorresse nos dias atuais, você acredita que a postura das pessoas seria diferente? Justifique.
Respostas
Explicação passo-a-passo:
bom pelo oq observei ,essas respostas são pessoais ,vc tem que falar com suas próprias palavras ,não existe uma resposta certa !!
Resposta 1: Não seria justo dizer que elas são culpadas, considerando que o agressor poderia ter alguma arma no local, seja arma de fogo ou arma branca. É ainda mais injusto culpar pessoas mais velhas ou muito novas pois estas não possuiriam um porte físico adequado para reagir diante daquela situação e as pessoas em geral, moradores do edifício, poderiam não ter nenhuma experiencia em combate para começar uma reação. Em outras circunstancias caso algum morador tivesse experiencia nesse tipo de situação poderia começar uma negociação ou reação planejada.
Resposta 2: Chamaria a policia imediatamente, considerando os rumos que aquela situação poderia seguir, mesmo que moradores do edifício quisessem agir por conta própria (sem contar com a policia).
Resposta 3: Falta de empatia e de respeito por parte das pessoas que implicavam que nada deveria ser feito como é o caso do morador que dizia ter sono e voltara a dormir.
Resposta 4: Acredito que sim, nos tempos atuais, a agressão contra mulher é levada muito a serio por parte da policia, com a alta divulgação de crimes envolvendo machismo e violência contra a mulher pela mídia, as pessoas estão mais atentas e dispostas a ajudar as mulheres tendo departamentos de policia especializada nesse tipo de caso e cada vez mais as mulheres tem se apoiado no combate a violência contra mulher, mudança que impactou nas vitimas, tendo mais coragem de realizar as medidas necessárias para denunciar abusos, violência, etc.