qual foi a lógica que seguiram os direitos do cidadão no Brasil?
Respostas
Resposta
*No Brasil, porém, a trajetória dos direitos seguiu lógica inversa, sustenta o pesquisador em seu livro “Cidadania no Brasil: o longo caminho”. “Primeiro vieram os direitos sociais, implantados em período de supressão dos direitos políticos e de redução dos direitos civis por um ditador que se tornou popular.
Para que os direitos conquistados façam parte da realidade, é necessária muita luta e consciência por parte da população. Um exemplo é o sufrágio feminino, garantido em 1932 pelo primeiro Código Eleitoral brasileiro. Essa conquista só foi possível graças à pressão e organização de diversos movimentos feministas no início do século XX.
Nos países ocidentais, a cidadania moderna constituiu-se por etapas. De acordo com Marshall, uma sociedade só contempla a cidadania plena quando articula três direitos. São eles:
*Civil: direitos inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; direito de propriedade e de conclusão de contratos; e direito à justiça;
*Político: direito de participação no exercício do poder político, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituições de autoridade pública;
*Social: conjunto de direitos relativos ao bem-estar econômico e social, que vai da segurança ao direito de partilhar um melhor nível de vida, segundo os padrões prevalecentes na sociedade.
Desculpa mesmo se ñ for isso q vc quer:)
Espero ter lhe ajudado;)
Bons estudos :)